Pesquisadores lançam livro sobre perdas gestacionais

São Paulo, SP 1/7/2020 – “O livro Perda Gestacional é fruto do acompanhamento de casais com histórico de perdas gravídicas nos últimos 20 anos.”

A perda de uma gravidez é um evento traumático para os casais. Visando compartilhar informações atualizadas para médicos e pacientes, um grupo de pesquisadores brasileiros lançou um livro sobre perdas gravídicas. O livro, intitulado Perda Gestacional, foi lançado em junho pela editora Manole.

A perda de uma gravidez é um evento traumático para os casais. Em geral, essa complicação acomete 1 em cada 5 gestações, mas pode ocorrer com mais da metade das gestantes que engravidam após os 40 anos. Atualmente, o estilo de vida, a obesidade e diversos outros fatores estão elevando o número de abortos espontâneos e óbitos fetais. Infelizmente, esse é um tema pouco discutido nos consultórios médicos. Diante desse cenário e para cobrir uma carência de informações atualizadas sobre o tema para médicos e casais vítimas de perdas gestacionais, em 23/06/2020, a editora Manole realizou o lançamento online do livro Perda Gestacional, organizado pelos especialistas Marcelo Cavalcante, Manoel Sarno e Ricardo Barini.

Os autores participam ativamente de estudos avaliando causas que provocam abortamentos de repetição e outras formas de perdas gestacionais. “O livro Perda Gestacional é fruto do acompanhamento de casais com histórico de perdas gravídicas nos últimos 20 anos,” afirmou Marcelo Cavalcante, pesquisador e professor adjunto do curso de medicina da Universidade de Fortaleza (Unifor). Para Manoel Sarno, pesquisador e professor associado da Universidade Federal da Bahia (UFBA), “Um ponto forte de nosso livro é a ampla abordagem das perdas gestacionais desde a falha da implantação embrionária, no início da gravidez, até os casos de óbito fetal, no final da gestação.”

O livro Perda Gestacional teve a participação de 10 especialistas internacionais, de países como Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra, e 20 nacionais, das universidades mais renomadas do Brasil. “Outro diferencial do livro Perda Gestacional é a colaboração de grandes pesquisadores internacionais e nacionais na área de medicina reprodutiva e obstetrícia,” destacou Ricardo Barini, pesquisador e professor titular da Universidade de Campinas (Unicamp). “Conheço Marcelo, Manoel e Barini há décadas. Eu tive a honra de escrever o prefácio e um capítulo do livro Perda Gestacional. Esse livro é referência quando se fala de perda gravídica”, comentou Fabrício Costa,  professor associado da Faculdade de Medicina USP/Ribeirão Preto (USP) e visiting professor da Monash University. 

O livro Perda Gestacional está disponível no site da editora Manole, possui 270 páginas distribuídas em 17 capítulos, que abordam diversos aspectos da perda gravídica (fatores genéticos, anatômicos, imunológicos, tratamentos, entre outros). A leitura é simples e objetiva, sendo uma ferramenta importante na condução de casos de abortos de repetição e óbito fetal.

Website: https://www.manole.com.br/perda-gestacional/p

Web Site: