Plataforma de hospedagem e monetização investe em soluções de podcasts para empresas

São Paulo, SP 21/7/2020 – Muito em breve, ter redes de podcast será tão importante para empresas de mídia quanto é ter portais, canais de rádio e de TV.

O crescimento da produção de podcasts em escala global não é representado apenas por criadores independentes, influenciadores e entusiastas do podcast. Cada dia mais, ele é movido por veículos de comunicação, produtoras, agências de conteúdo e outras e empresas que enxergaram nessa mídia um potencial comercial tão forte quanto o de seus outros canais de comunicação tradicionais. Para atender esse mercado, em 2019 o Spreaker apresentou as suas primeiras soluções para “publishers” – como são chamadas empresas que produzem um grande volume de conteúdo na indústria do podcast. Por meio de sua tecnologia de ponta, organizações como a Sky, Global, Vanity Fair, Mondadori e HBO Latin America conseguiram expandir seus negócios de podcast e monetizar o seu vasto inventário de áudio.

No Brasil, empresas de comunicação como o UOL, Mídia Ninja, Gazeta do Povo e O Globo são alguns exemplos de publishers que enxergaram a importância de adotar uma ferramenta de gestão de podcasts e encontraram essas soluções no Spreaker. Para atender o mercado que vem liderando o ranking da produção de podcasts desde o ano passado, segundo dados da Voxnest, o Spreaker apresentou um novo pacote de soluções pensadas exclusivamente para os publishers, conforme comenta a diretora de marketing da Voxnest, Tonia Maffeo.

“O podcast vem se tornando um meio de comunicação com papel cada vez mais importante nas estratégias comerciais das empresas. Com isso, vem o desafio de gerenciar um grande volume de conteúdo em áudio e ao mesmo tempo monetizar esse vasto inventário de maneira eficiente”.

No Spreaker, as empresas de mídia e comunicação poderão encontrar opções customizáveis, que envolvem gerenciamento de redes de podcast, ferramenta de admin e colaboradores com diferentes níveis de permissão, funções avançadas de monetização programática e até mesmo a utilização de um gerenciador de anúncios para podcast.

“O podcast é um meio de comunicação que chegou para ficar e é fundamental que os publishers passem a incluir o podcast no seu portfólio de mídias digitais. Em breve, ter redes de podcasts será tão normal para um veículo de comunicação quanto é ter portais, emissoras de rádio e canais de TV. Será preciso estar lá – e mais do que isso, será preciso saber como gerenciar e faturar neste novo meio”, afirma Tonia Maffeo.

Entenda melhor as principais soluções Publisher

Classificando podcasts em editorias

Um dos divisores de água do plano Publisher customizável é a possibilidade de criar uma ou mais redes de podcasts, nas quais poderá haver um número ilimitado de podcasts. Além disso, é possível adicionar colaboradores com diferentes níveis de permissão, por exemplo: admin, editor 1, editor 2. Pensando na realidade de um veículo de comunicação, é como se fosse possível criar um ambiente para cada editoria, como esporte, saúde, política, notícias internacionais.

Controle de admin

Todas as redes de podcast, citadas acima, poderão ficar sob um mesmo guarda-chuva, ou seja, agrupadas sob uma mesma conta. O admin poderá administrar todas as redes e terá a permissão para adicionar e remover os admins e colaboradores nas redes de podcast que estão abaixo dele.

Gestão comercial do conteúdo

Com a força comercial do Spreaker, será possível preencher 100% do inventário de podcasts com anúncios dinâmicos via CPM (Custo por Mil Impressões). Isto é, esses anúncios poderão variar de acordo com a sazonalidade, geolocalização e perfil e do ouvinte. Desta forma, o catálogo sempre estará gerando receita e os anúncios sempre terão relevância para a audiência.

Gerenciador de Campanhas

É possível gerenciar campanhas de áudio no catálogo de podcast tal como se faz nas mídias sociais, delimitando a audiência desejada, a localização e o tempo de duração da campanha. Ao gerir o tráfego de anúncios, a empresa pode optar por inserir anúncios fechados pelo seu próprio time comercial, ou com a ajuda do Spreaker, que também tem a capacidade de conectar o publisher a anunciantes internacionais.

Host-Read Ads

Host-reads são as conhecidas menções de marca lidas pelo apresentador. Já as host-read ads consistem na inserção dessas menções de forma dinâmica. Ou seja, com o Gerenciador de Campanhas do Spreaker, será possível gerir o tráfego de um anúncio lido pelo apresentador, tal como apontado no tópico acima. O resultado? Mais naturalidade e confiança, já que a publicidade é anunciada pelo próprio host do podcast.

Para saber mais sobre as soluções Publisher do Spreaker, acesse: https://www.spreaker.com/plans

Website: https://blog.spreaker.com/spreakers-podcast-publishers-plan/