Por que implementar laudo a distância no consultório

São Paulo – SP 20/1/2021 – Implantar sistemas sob medida na área de saúde traz muitos benefícios não só para a instituição, mas para colaboradores, médicos e pacientes.

O laudo a distância tem se tornado cada vez mais conhecido, permite a realização de diagnósticos de maneira mais ágil e com maior qualidade, credibilidade e segurança das informações.

A telemedicina é uma realidade crescente e como resultado pode trazer melhorias ao trabalho de profissionais de saúde e traz benefícios aos pacientes, pois torna a saúde acessível a qualquer hora e qualquer lugar.

Implantar sistemas sob medida na área de saúde traz muitos benefícios não só para a instituição, mas para colaboradores, médicos e pacientes.

A liberação da telemedicina para atendimento pré-clínico, de suporte assistencial, de consulta, monitoramento e diagnóstico durante o combate da pandemia no país é uma novidade. Isso fez com que diversas plataformas disponibilizassem o serviço em pouco tempo.
http://telecardio.com.br/relacao-telemedicina-com-atendimento-medico-de-qualidade/

Por se tratar de uma tecnologia recente no cenário brasileiro da saúde, é comum que muitos profissionais se deparem com dúvidas a respeito do tema: como saber se é segura para os atendimentos? É necessário infraestrutura? E a qualidade do atendimento? Como implementar esse recurso?

Como implementar a telemedicina:

1. Avaliar o mercado

O primeiro passo antes de implementar um sistema de telemedicina é realizar uma avaliação honesta das capacidades dos profissionais e das necessidades da comunidade.

Pode-se, inclusive, convidar a comunidade para participar de eventos e descobrir quais tipos de serviços de saúde são mais necessários. Além desta comunicação direta, as instituições de saúde podem analisar dados para avaliar as necessidades dos pacientes.

2. Alinhar os objetivos com a missão da organização

Este alinhamento ajuda os líderes do estabelecimento de saúde, a desenvolver um programa de telemedicina estrategicamente importante para a organização trabalhar a fim de poder alcançar os objetivos globais do hospital.

É preciso criar e organizar um calendário para as fases principais do projeto, levar em conta as exigências, instalação de equipamentos, testes, capacitação de pessoal clínico e administrativo, e considerar outras questões que podem surgir durante o processo de implementação.

3. Treinar colaboradores

O treinamento é um item-chave para um programa de telemedicina de sucesso. A telemedicina não é algo difícil de implementar, mas não elimina a necessidade de treinamento.

Cada profissional deve passar por um programa prático para aprender a utilizar as ferramentas necessárias. Isso permite que fiquem mais confortáveis com componentes de áudio e vídeo, e possam discutir quaisquer questões.

Todas as áreas médicas podem ser beneficiadas pela telemedicina?

Todas as especialidades médicas são contempladas e podem fazer o uso da tecnologia da informação para realizar os atendimentos de diagnóstico à distância mencionados anteriormente.

Ainda, é importante salientar que o paciente precisa aceitar expressamente a opção de atendimento à distância. Para isso, deve ser informado sobre plataforma utilizada e seu funcionamento, documentados antes do início do atendimento.
http://telecardio.com.br/telemedicina-solucao-para-ampliar-o-atendimento-medico-ao-brasil/

A segurança da telemedicina

A segurança do software médico é assunto que levanta muitas questões e, com isso, geralmente há informações desencontradas sobre o tema.

Todas as informações do paciente e do atendimento devem ser documentadas e protegidas adequadamente. No prontuário eletrônico, o que de fato vai garantir a segurança do procedimento é assinar e guardar o documento, salvando-o em PDF, com assinatura digital emitida por órgão que segue o padrão ICP-Brasil.

Embora não seja a conduta mais recomendada, a maior parte das clínicas e consultórios que utilizam prontuário eletrônico salvam as informações em nuvem, protegidas por login e senha. Por isso é importante que o sistema tenha um nível de segurança bancário, com criptografia e protocolo HTTPS.

Apesar de todas as vantagens da telemedicina, não é aconselhável a implementação desses sistemas sem o devido acompanhamento de profissionais experientes, pois pode ser fatal para as empresas de saúde. Por isso, é necessário consultar uma empresa especializada e consolidada no mercado, como a Telecárdio.

Para mais informações:
http://telecardio.com.br/telemedicina-solucao-para-ampliar-o-atendimento-medico-ao-brasil/
http://telecardio.com.br/relacao-telemedicina-com-atendimento-medico-de-qualidade/

Website: http://telecardio.com.br/

Web Site: