Primeiro shopping autossustentável do país

Araçatuba-SP 16/12/2019 – Localizado em Andradina, estado de São Paulo, a construção do estacionamento teve início
em janeiro de 2019. No total serão instaladas 4027 placas fotovoltaicas

Localizado em Andradina, estado de São Paulo, a construção do estacionamento teve início em janeiro de 2019. No total serão instaladas 4027 placas fotovoltaicas, que servirão de sombra para os carros. O principal objetivo é a sustentabilidade do shopping, que terá economia de cerca de R$1.100.000 por ano.

Como já se sabe, o sol é uma fonte inesgotável de energia, além de também ser limpa, o que causa pouca poluição, ao contrário das energias fósseis. Seu uso, apesar de ocupar apenas 5,5% da produção de energia mundial, é crescente. Países como a Alemanha estabeleceram metas para que até em 2050 oitenta por cento de sua produção seja renovável.

Os maiores benefícios da captação de energia solar são o baixo custo de manutenção, sua vida útil de até 25 anos e retorno do investimento de aproximadamente 6 anos. Atualmente, várias empresas estão utilizando a tecnologia para se tornarem sustentáveis, como é o exemplo do shopping em Andradina. Casas e condomínios também podem usufruir desta fonte de energia.

A construção tornará o centro comercial o primeiro autossustentável em energia elétrica no país. O projeto conta com 5 meses de preparação, onde o estacionamento foi reformado para suportar toda a estrutura. As 4027 placas fotovoltaicas produzirão cerca de 2 gigawatts-hora (GW-h), gerando economia de em média R$1.100.000 reais por ano e deixará de emitir 164 toneladas de carbono, equivalente a 864 árvores.

A captação de energia ocorre da seguinte forma: as placas fotovoltaicas captam a radiação solar e a convertem em energia elétrica, corrente contínua. Para se utilizar a eletricidade a mesma é convertida em corrente alternada através de um inversor.

Todo o sistema é conectado à rede de energia, assim o que não foi utilizado é devolvido, gerando créditos com a concessionária. Desta forma o shopping também contribui com o abastecimento local. A empresa responsável pelo planejamento, implantação e materiais é a Ray Solar Brasil, que tem como objetivo ajudar outras empresas e residências a serem sustentáveis, executando a instalação do Sistema de Energia Solar Fotovoltaico desde o estudo preliminar de viabilidade até o início da geração de energia.

Os projetos são personalizados, juntamente com toda a documentação técnica necessária. É solicitado à distribuidora uma conexão à rede elétrica e eles ficam responsáveis por todo o processo burocrático referente a este serviço. Este tipo de geração de energia não gera ruídos ou resíduos de qualquer espécie, trazendo economia e sustentabilidade.

Website: http://www.raysolarbrasil.com.br/