Priorizar a higiene dos alimentos evita intoxicação alimentar

São Paulo – SP 23/1/2020 –

Os equipamentos, componentes, itens e espaços da indústria alimentícia devem ser higienizados frequentemente.

Esse processo garante que os alimentos não cheguem até nos consumidores com diversas sujidades vindas de seu processamento. Por isso, o setor alimentício, entre suas preocupações, deve ter em pauta o problema da intoxicação alimentar.

Essa preocupação aumenta e se torna mais relevante em épocas do ano mais quentes, como no verão. Isso se deve tanto ao armazenamento dos alimentos quanto aos procedimentos de higiene inadequados em seu processamento.

Quando os recipientes, as formas, esteiras e outros equipamentos que entram em contato com o alimento não estão devidamente higienizados, bactérias que ali se proliferam são transferidas para o alimento, chegando até as casas dos consumidores.

Trata-se de uma responsabilidade social das empresas do setor alimentício e outros, como agropecuária, laboratórios, etc.

Escovas que evitam a intoxicação alimentar

O uso de escovas especiais , principalmente no segmento de alimentos , é a principal forma de evitar a intoxicação alimentar. São usadas em diversos equipamentos industriais, entre eles:
Autoclave;
Esteiras;
Bico e agulhas;
Tanque misturador;
Espanadeira;
Garrafas;
Mangueiras de transferência, etc.

São também diversos os tipos de escovas que podem ser usadas. Cada estilo de escova se adequa melhor a uma necessidade específica de higienização de equipamentos industriais. Encontram-se as seguintes:

Escovas Manuais: possui base plástica com cerdas orgânicas ou plásticas, sendo atóxica. É ideal para serem utilizadas em lavagem de bancadas, esteiras, baldes de leite, etc.

Escovas para máquinas: são escovas circulares com fio trançado para uso em máquinas de alta rotação, aplicando-se em grande parte das máquinas de processamento alimentício;

Escovas Torcidas: possui cepilhos torcidos em arame galvanizado e inox, bem como cerdas orgânicas ou plásticas.

Amplamente utilizada para a limpeza de componentes laboratoriais, também pode ser usada em mangueiras de transferência, bicos injetores e tubulações;

Escovas Especiais: feita com fios de nylon, é ideal para lavagem de pequenos tubos. Cada filamento e estilo de escova podem alcançar um melhor resultado de higienização.

Em casa, também é preciso fazer ter atenção a higiene dos alimentos!

Como não é indicado confiar 100% no fornecimento da indústria alimentícia, é importante que as pessoas em suas residências realizem a higienização de todos os alimentos antes de consumir.

Algumas dicas simples se mostram bastante eficazes:

-Utilização utensílios diferentes para cada tipo de alimento;
– Escovas específicas para a limpeza de equipamentos de cozinha;
– Evitar misturar alimentos diferentes em tábuas durante o preparo.

A fabricante Weinberger é a empresa que possui a maior linha do Brasil para o segmento alimentício, agropecuário, laboratorial e farmacêutico. Com certeza é possível encontrar o modelo ideal para seu negócio no catálogo da Weinberger.

Website: http://www.weinberger.com.br/

Web Site: