Profissional fala quais são os maiores erros de marketing digital

São Paulo, SP 14/9/2020 –

Três em cada quatro brasileiros têm acesso à internet, o que equivale a 134 milhões de pessoas. Foi o que atestou a pesquisa TIC Domicílios 2019, realizada pelo Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação (Cetic.br), vinculado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil — e divulgada pela Agência Brasil.

Destes, acredita-se que ao menos 94% dos internautas fazem compras online no Brasil, conforme dados da ComScore, empresa norte-americana de análise da internet.

Neste cenário, estar presente na internet exige planejamento para que uma empresa possa se posicionar de forma adequada e alcançar o retorno com as estratégias adotadas. O que nem sempre acontece, contribuindo para que os mesmos erros tornem a se repetir no marketing digital.

Segundo dados do estudo Digital Marketing Readiness — realizado em 2019 com apoio da Associação Brasileira de Anunciantes (Aba) e divulgados pela consultoria McKinsey — em se tratando de marketing digital, 80% das empresas brasileiras estão apenas começando.

Ao que tudo indica, os números vão na contramão de uma realidade de transformação digital, agora impulsionada pela pandemia do novo Coronavírus; dados divulgados pela empresa de análise de mercado Comscore Brasil indicam que 9 em cada 10 internautas acessaram ao menos um site ou aplicativo de varejo apenas no mês de abril de 2020.

Na visão de Ana Neves, Analista de Marketing da DINO — Agência de Notícias Corporativas —, “no passado, o raciocínio de ‘tentativa e erro’ era justificável, pois o marketing digital se tratava de uma realidade nova. Porém, hoje em dia não é mais necessário que uma organização tenha que errar para aprender. É possível utilizar estudos e cases do mercado para entender o que outras marcas já fizeram e, assim, reduzir as chances de falha”, analisa.

Diante disso, a Reportagem da DINO ouviu Jeniffer Elaina, do SeguroAuto.org, para falar sobre os principais erros no marketing digital e como evitá-los.

1. Esquecer de mensurar o tráfego orgânico

Depois de fazer as estratégias é preciso saber quais delas geram resultados. Se a ideia é vender bolsas esportivas e, para isso, a empresa apostou em um post no Facebook divulgando o produto e em um artigo no blog com o CTA direcionando para a página, é necessário saber se as ações foram efetivas.

“Se não medir qual ação está gerando mais conversões e se realmente está chegando ao patamar esperado, a possibilidade de, no futuro, reproduzir uma estratégia que não dá bons resultados é grande”, comenta Jeniffer.

2. Deixar o site da empresa de lado

Segundo a profissional, um dos erros de marketing digital mais comuns é investir em canais terceiros para divulgar a empresa e esquecer do próprio canal.

De acordo com ela, o site de um negócio precisa ser completo e bem estruturado, além de permitir que a pessoa conheça a empresa com as informações nele presentes.

“Vamos supor que o empreendedor tenha uma consultoria, mas na página da empresa não fique claro que tipo de serviços oferece. Se o cliente estiver buscando por uma consultoria financeira e não souber se encontrou uma empresa que presta esse serviço, irá buscar a concorrência”, explica.

3. Não definir as personas

Para uma empresa, a melhor maneira de falar com seu público no meio virtual é com um conteúdo direcionado, e para isso é preciso saber quem ele é.

De acordo com Jeniffer, um dos erros é deixar de pesquisar quem são os clientes, entender as suas necessidades e principais dores. Sem essas informações, um negócio dificilmente conseguirá chegar a eles, já que não haverá uma identificação com o conteúdo produzido e, como consequência, perde-se leads e vendas.

4. Desconhecer a jornada do cliente

É necessário saber quais são os passos que o cliente segue para que seja estabelecida a jornada de compra. Ela pode ser dividida em três etapas:

Descoberta do problema > Reconhecimento do problema > Decisão de compra

“Para que entenda melhor, vamos falar sobre seguro auto. O cliente compra um carro e sempre ouve falar que o seguro auto é necessário. Ele ainda está descobrindo o problema, pois não possui essa proteção. Na sequência, ele começa a pesquisar e descobre os benefícios de ter o seguro auto e como isso pode ajudar”, esclarece.

Ainda segundo Jeniffer, na última etapa o potencial cliente já está pronto para fazer a compra, entendeu como funciona, começa a buscar pelas seguradoras de carro mais confiáveis e pesquisar os melhores preços.

“Se uma oferta de aquisição for feita na primeira etapa, a chance de ser recusada é grande. Já se ocorrer no momento certo, a venda é quase garantida”, expõe.

5. Não produzir conteúdo

Para que a estratégia de Inbound Marketing possa ocorrer é preciso que a empresa produza o seu próprio conteúdo, pois dessa maneira terá mais um atrativo aos clientes além de manter o relacionamento com eles.

“Se não quer cometer erros de marketing digital, invista em um conteúdo direcionado para a sua persona, que converse com ela e seja periódico. Essa é uma das melhores maneiras de garantir visitas orgânicas e ficar bem posicionado nos mecanismos de buscas”, garante.

6. Trabalhar os leads de forma errada

Comprar leads é um dos maiores erros que se pode cometer, afinal, raramente as listas vendidas correspondem ao público que se pretende atingir. Além disso, com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) esta prática passa a ser ilegal.

“Se fizer isso, por exemplo, apostando na venda de pneus para carros usando o e-mail marketing pode ter um resultado muito ruim. A comunicação pode chegar para quem não possui carro e seria dinheiro jogado fora”, revela Jennifer.

Cases de sucesso podem ajudar

O marketing digital possibilita uma infinidade de estratégias para uma empresa e tantas outras. Por isso, de acordo com Jennifer, é necessário buscar casos de sucesso e se inspirar em campanhas bem-sucedidas no mercado.

“Desenvolver métodos para a análise das próprias ações tem extrema importância neste caso. Dessa forma, você saberá quais campanhas tiveram mais resultados e assim poderá replicar as melhores práticas visando ações mais efetivas”, conclui Jennifer Elaina, do SeguroAuto.org.

Como transformar um negócio em notícia?

Ana Neves, Analista de Marketing da DINO, acrescenta que, além de estar na internet, uma empresa precisa construir autoridade online. “Uma das melhores formas de conseguir isto é por meio do trabalho de profissionais de marketing e assessoria de comunicação. Além disso, vale apostar em agências de notícias corporativas, como a DINO”, assegura.

DINO é uma Agência de Notícias Corporativas com publicação em grandes portais como Terra, IG, Metrópoles e Mundo do Marketing. Para mais informações, basta acessar:

Website: https://dino.com.br/