Projeto Ecoeventus® promove a consciência e a educação ambiental no 30º Encontro Técnico/Fenasan e premia estandes dos expositores

São Paulo 13/9/2019 –

Juntos, o 30º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan, maior encontro de Saneamento da América Latina, serão realizados de 17 a 19 de setembro, no Expo Center Norte em São Paulo, em edição especial de 30 anos.

Um dos grandes orgulhos da Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp, o projeto Ecoeventus® tem levado para o Encontro Técnico/Fenasan educação ambiental e a conscientização em relação aos temas da sustentabilidade e permeará as ações desta edição especial de 30 anos. O 30º Encontro Técnico AESabesp (Congresso Nacional de Saneamento) e a Fenasan (Feira Nacional de Meio Ambiente) serão promovidos pela AESabesp de 17 a 19 de setembro, na Expo Center Norte, em São Paulo.

Coordenado pela química Maria Aparecida Silva de Paula, em sua 30ª edição a iniciativa promoverá o concorrido Prêmio AESabesp para expositores. O modelo foi implantado no formato para atender ao mercado no que tange os momentos de retração e expansão do mesmo, com ações adaptáveis ao cenário econômico e ao modelo de gestão da Associação.

No Encontro Técnico/Fenasan, o projeto envolve expositores, prestadores de serviços, a equipe AESabesp, palestrantes e visitantes em ações de conscientização e educação ambiental, como palestras de sensibilização, redução de consumo de água e energia elétrica, reciclagem de resíduos e materiais recicláveis, redução de geração de resíduos na fonte, No Print (redução da impressão em papel), utilização de transporte coletivo (a AESabesp disponibiliza van) e/ou carona solidária, otimização do consumo de alimento e sabão ecológico a partir do óleo de cozinha e o plantio (sem a preocupação da compensação ambiental).

“Para aplicar essas ações contamos com o apoio e participação dos expositores da Fenasan e dos fornecedores da montagem da feira, estes últimos já praticam a sustentabilidade, otimizando também seus resultados financeiros”, ressalta Maria Aparecida.

Os expositores da Feira são reconhecidos com o Prêmio AESabesp nos critérios: Melhor Estande, Inovação Tecnológica, Atendimento ao Cliente e Destaque Fenasan, sendo este último conferido a empresa que obtiver maior pontuação dos três primeiros critérios.

A avaliação do prêmio é realizada por profissionais competentes com conhecimento em implantação de critérios de premiação e/ou qualidade com base nos
referenciais normativos reconhecidos internacionalmente, tais como: Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento – PNQ, Prêmio Paulista de Qualidade em Gestão,
Prêmio Polícia Militar da Qualidade, NBR ABNT ISO 9001 Atendimento a Clientes, NBR ABNT ISO 14001 – Meio Ambiente e NBR ABNT ISO 9004 – Sustentabilidade, ISO 20121 – Sistema de Gestão para Sustentabilidade de Eventos.

A AESabesp incrementa, a cada ano, ações voltadas às questões de inclusão social ao estabelecer parcerias com voluntários, cooperativas de catadores de material reciclável e contratação de serviço de pessoas com deficiência. Estas ações permitem aos participantes desenvolver competências para sua melhor colocação no mercado de trabalho e/ou aumento de renda.

O projeto Ecoeventus atua nos três vértices do triple bottom line:

– no eixo econômico: o próprio prêmio AESabesp para expositores tem trabalhado no conceito de feira com práticas de sustentabilidade;

– no eixo social: trabalha com aprendizes, estagiários, pessoas especiais, disponibilizando consultoria para regularização dos profissionais das cooperativas de reciclagem, remunerando o serviço dos catadores durante a gestão dos resíduos e doando o material reciclável para aumentar a receita dos catadores;

– no eixo ambiental: destinação adequada do resíduo e fomentando evitar o desperdício (educação ambiental, por meio de palestras de sensibilização e conscientização, somadas as ações já mencionadas).

“Nestes 9 anos de desenvolvimento do projeto tivemos muitas empresas que apoiaram e adotaram as ações, mas temos que provocar o interesse em um maior número de expositores e demais atores (congressistas, palestrantes e autores de trabalhos)para podermos potencializar os resultados e desta forma contribuirmos e maior escala com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, frisa a coordenadora do projeto.

Neste 9 anos de Ecoeventus®:

Foram plantadas 1900 mudas

Foram distribuídas 5300 barras de sabão ecológico, evitando que cheguem aos esgotos ou galeria de água pluvial 662 litros de óleo

Foram recicladas 20 toneladas de resíduos

As inscrições para o Congresso estão abertas aqui https://www.fenasan.com.br/inscricao

A abertura do evento, dia 17, às 9h, tem entrada franca.

O credenciamento gratuito para visitação à Fenasan pode ser feito aqui https://www.fenasan.com.br/credenciamento

Confira a programação das mesas redondas e painéis:

30º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2019

De 17 a 19 de setembro

Onde: no Pavilhão Branco do Expo Center Norte – São Paulo – SP

Congresso: 9h às 18h | Feira: 13h às 20h

Para mais informações, acesse aqui: https://www.fenasan.com.br/

TRANSPORTE GRATUITO

Os participantes e visitantes do 30º Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2019 poderão utilizar as Vans oferecidas pela AESabesp, em trajeto de ida e volta, da Estação do Metrô Portuguesa-Tietê, com destino à entrada do Pavilhão Branco do Expo Center Norte.

Local de embarque/desembarque
Estação Tietê do Metrô