Quanto custa para ‘abastecer’ bateria de um veículo elétrico

Curitiba, PR 3/3/2020 – Quanto custa ‘abastecer’ a bateria de um patinete? Entendendo o sistema de consumo para não errar na conta!

Afinal, quanto custa o tempo de carga da bateria? A matemática pode responder essa pergunta e sanar todas as dúvidas sobre o consumo de energia elétrica para ‘abastecer’ um veículo levíssimo.

A eletromobilidade ainda é um assunto novo e traz muitas dúvidas. Principalmente ao comparar os preços dos elétricos em relação aos motores a combustão. Mas será que é caro mesmo? Como saber quanto custa o tempo de carga da bateria elétrica? Ao longo deste artigo será possível avaliar e comprovar se vale ou não migrar para transportes alternativos.

Afinal quando o assunto é economia, todo mundo se interessa.

Atualmente é possível perceber, num primeiro momento, que veículos movidos a energia elétrica são mais caros. A justificativa é simples, poucos incentivos públicos em termos da produção, importação e impostos, que tornam este produto mais caro e relativamente menos acessível a população. Mas não é só isso, a alta tecnologia investida na fabricação destes veículos também é um fator importante.

Por outro lado, estudos apontam que eles são uma tendência mundial. Ou seja, elétricos são o futuro para o transporte, meio ambiente e mobilidade sustentável. Há um estudo do Greenpeace em parceria com a Associação Aeronáutica Alemã, que aponta que em 10 anos veículos a combustão fóssil devem parar de ser fabricados na Europa. Uma tendência que sugere um prazo de até 20 anos para que esses veículos sejam retirados de circulação.

Então, como entender o sistema de consumo de energia para não errar na conta?

Em evidência, os veículos levíssimos e seu alto custo na aquisição, colocam em pauta o consumo de energia elétrica: Vale mais a pena comprar ou alugar? A autonomia compensa o valor de cada carga? Qual o valor na conta de luz? São alguns dos frequente questionamentos sobre o assunto.

_ Mas afinal, quanto custa para alimentar a bateria de um veículo elétrico?

A matemática pode responder essa pergunta e tirar de vez todas as dúvidas sobre o assunto. Por isso Valério Mendes Marochi, técnico de ensino no Centro de Mobilidade Sustentável e Inteligente do Sistema Fiep, foi convidado para resolver esta conta.
A fórmula ‘quanto custa’ não é muito simples, mas vale aplicar, para evitar surpresas ou melhor, para migrar de vez para os veículos levíssimos.

Trechos extraídos do artigo escrito pelo Valério revelam que o TD-Monster da marca Two Dogs, patinete mais robusto e com características OffRoad, com motor de 1600w. Consome em cada carga completa, o valor de R$0,46*. Com autonomia média de 30km. Bem mais em conta que o litro de combustível, não é mesmo?

Para outros produtos, como as bicicletas por exemplo, esse valor pode reduzir ainda mais. Comprovando que o investimento inicial é recompensado pelo baixo custo para ‘abastecimento’ da bateria de um veículo levíssimo.
Por isso, antes de afirmar que algo é caro demais, vale avaliar outros pontos. Informação é sempre bem-vinda e o bolso agradece no final do mês!

Fontes:

*Valor referente ao consumo de energia na cidade de Curitiba/PR, mês de janeiro 2020

Website: https://www.twodogs.com.br/