Revista RI mostra que IOF sobre ADRs prejudica o mercado de capitais brasileiro

São Paulo 25/4/2013 – o IOF criou um ágio médio sobre o ADRs de 0,90% sobre o preço local das ações de empresas brasileiras emissoras de ADRs relacionado em bolsa e aumentou em 50% a volatilidade da margem entre os ADRs e as ações das empresas brasileiras emissoras.

Após quase quatro anos de cobrança de uma alíquota de 1,5% de IOF sobre as novas emissões de ADRs é possível avaliar as consequências negativas para o mercado de capitais brasileiro. Estudo da Oxford Metrica, publicado na edição de abril da Revista RI, apresenta provas empíricas que demonstram o impacto negativo do imposto, adotado pelo governo para tentar gerenciar os fluxos de capital no Brasil. O levantamento aponta que a liquidez, na BM&FBovespa, das ações de empresas brasileiras emissoras de ADRs relacionado em bolsa caiu 23%. Segundo os dados apresentados na Revista RI, que chega às bancas nesta semana, o IOF criou um ágio médio sobre o ADRs de 0,90% sobre o preço local das ações de empresas brasileiras emissoras de ADRs relacionado em bolsa e aumentou em 50% a volatilidade da margem entre os ADRs e as ações das empresas brasileiras emissoras. O resultado significativo foi o dramático cerceamento da arbitragem com ações de empresas brasileiras negociadas na BM&FBovespa e emissoras de ADRs relacionado na bolsa de valores americana.

A edição de abril da Revista RI já pode ser integralmente acessada em seu formato digital para tablets – fazendo o download a partir do site: www.revistaRI.com.br

Website: http://www.revistari.com.br

Web Site: