Salvar os dados do cartão pode trazer mais conveniência para compras online

22/4/2020 – Seja por conveniência ou para agilizar os pagamentos diários, salvar um cartão Mastercard em aplicativos ou sites é rápido e seguro

A Mastercard busca garantir uma experiência de compra conveniente e eficaz para o consumidor, não só no ambiente físico como também no online. Por conta da crise mundial na saúde e a recomendação das autoridades de permanecer em casa, o volume de compras em e-commerce pode aumentar nos próximos meses.

Para compras recorrentes, aquelas em que existe uma assinatura ou o pagamento de mensalidades, e para compras habituais, aquelas que são realizadas em sites em que o consumidor compra com frequência, a opção de salvar os dados do cartão pode trazer mais comodidade, rapidez e segurança para o consumidor. Essa modalidade de pagamento é muito comum nos aplicativos de transporte urbano, streaming de música e vídeo, aplicativos de entregas e games online, e conta com diversas camadas de segurança que protegem não só o consumidor, como também o estabelecimento comercial.

Ao cadastrar os dados de seu cartão em um comércio ou serviço, o consumidor autoriza, ou não, que esses dados sejam salvos para agilizar o check out em compras futuras. Permitindo essa funcionalidade, o consumidor terá compras mais convenientes no futuro, eliminando a necessidade de digitar novamente todos os dados do cartão a cada compra, ganhando velocidade no momento do pagamento e contando com todas as camadas de segurança oferecidas pela Mastercard.

Para garantir isso, a Mastercard passou adotar padrões internacionais de segurança, como autenticação EMV 3DS e tokenização, que eleva a taxa de aprovação da compra online para o nível dos pagamentos presenciais, com índices em torno de 95%. Essas medidas evitam o ataque de cibercriminosos e garantem uma experiência de compra mais segura e conveniente para o consumidor.

Porém, é necessário que o usuário também se atente a alguns detalhes antes de salvar seus dados em qualquer plataforma, por isso, a Mastercard listou abaixo algumas dicas para ajudar o consumidor a se proteger:

1) Salve seu cartão apenas em estabelecimentos confiáveis

Antes de salvar os dados do cartão, é importante que o consumidor pesquise o histórico do e-commerce para saber se ele é confiável. Para isso, uma opção é buscar por informações em sites de reclamação.

2) Só salve os dados do cartão em computadores pessoais

Para evitar o uso indevido dos dados do cartão, o consumidor deve evitar salvá-lo em computares que sejam compartilhados com outras pessoas.

3) Utilize senhas fortes no perfil do e-commerce

Como os dados ficam armazenados em uma plataforma proprietária do e-commerce, é importante utilizar senhas com caracteres especiais, letras maiúsculas e minúsculas, além de numerais.

4) Ative as notificações de pagamento

A maioria dos emissores permite que o usuário cadastre um número de celular para receber um SMS, um e-mail ou até mesmo notificações push do aplicativo do banco, a cada compra feita com o cartão. Desta maneira, caso o consumidor não reconheça alguma compra, pode entrar em contato imediatamente com o SAC do banco para avisar sobre um possível golpe.

Seja por conveniência ou para agilizar os pagamentos diários, salvar um cartão Mastercard em aplicativos ou sites é rápido e seguro. Ao utilizar essa função o consumidor tem uma experiência de pagamento invisível e com a segurança e as vantagens oferecidas pela Mastercard.

Sobre Mastercard
A Mastercard é uma empresa global de tecnologia do setor de pagamentos. Nossa missão é conectar e impulsionar uma economia digital inclusiva que beneficie a todos, em todos os lugares, tornando as transações seguras, simples, inteligentes e acessíveis. Usando dados e redes seguras, parcerias e paixão, as nossas inovações e soluções ajudam indivíduos, instituições financeiras, governos e empresas a alcançar seu maior potencial. Nosso quociente de decência, ou DQ, impulsiona a nossa cultura e tudo o que fazemos dentro e fora de nossa empresa. Com conexões em mais de 210 países e territórios, estamos construindo um mundo sustentável que abre possibilidades Priceless para todos.

Website: https://newsroom.mastercard.com/latin-america/pt-br/