SiDi participa de fórum latino-americano de smart grid

Campinas 6/9/2019 –

Instituto de tecnologia de Campinas apresenta projetos desenvolvidos com empresas do setor elétrico

Campinas, 06 de setembro de 2019 – A digitalização das redes de distribuição e seus impactos nas empresas, nas tarifas e consumidores será o tema do Smart Grid Fórum 2019 – 12.º Fórum Latino-Americano de Smart Grid, que acontece nos dias 9 e 10 de setembro, em São Paulo. E o SiDi, instituto de tecnologia de Campinas que vem consolidando sua atuação no setor elétrico, marcará presença nesse importante evento que reunirá líderes do mercado de energia nacional e internacional.

Em seu estande na exposição, o SiDi apresentará projetos que vêm sendo desenvolvidos em parceria com empresas do setor – e alguns resultados já disponíveis no mercado. É o caso, por exemplo, da Plataforma de Treinamento e Simulação de Subestações desenvolvida com a ISA CTEEP, uma das principais concessionárias privadas de transmissão de energia elétrica do país. Voltada à formação e reciclagem de técnicos que atuam nessa área de missão crítica – as subestações de energia -, a ferramenta permite realizar virtualmente o treinamento de manobras de liberação de equipamentos e recomposição pós-ocorrências ou blackouts, bem como em contingências operativas.

No congresso, Renata Martins dos Anjos, diretora de Desenvolvimento Corporativo do SiDi, participará do painel A Conectividade e a Internet das Coisas como Elementos de Transformação dos Negócios e da Operação – Como viabilizá-las de modo efetivo em desempenho, custos e segurança da informação. “A Internet das Coisas é um caminho para a modernização das redes elétricas, que precisam se preparar para o novo cenário desse setor”, afirma Renata. “Nesse cenário, novas formas de geração de energia, de fontes distribuídas, terão de se integrar às redes atuais. Isso exigirá das concessionárias de energia  investimentos em tecnologia para a atualização de suas redes, de modo a torná-las robustas, mais eficazes e lucrativas”, acrescenta a diretora do SiDi.

O painel, que terá moderação de Amaury Santos, diretor para a América Latina da International Electrotechnical Commission (IEC), está programado para o dia 10 (terça-feira), às 9h30. O Smart Grid Fórum será realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, à Rua Frei Caneca 569.