Em plena era digital, livro didático ainda é aliado do professor

São Paulo, SP 6/9/2019 –

E-docente esclarece como o livro didático é um importante instrumento para o educador.

O livro didático é considerado um dos recursos mais utilizados em sala de aula de diversos países. Este recurso é tão difundido que hoje é considerado fundamental na educação. 

Através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), os educadores brasileiros podem escolher, e receber gratuitamente os exemplares que ajudarão na alfabetização e na prática pedagógica. 

De acordo com o FNDE, foram aprovadas 20 obras das editoras Saraiva, Ática e Scipione para o PNLD 2020. Os educadores podem conhecer os livros, filtrando por componente curricular. Isto é, os sites das editoras apresentam as obras, categorizadas por matéria: Arte, Ciências, Geografia, História, Língua Inglesa, Matemática e Língua Portuguesa. 

O e-docente, um importante portal de educação, considera que a escolha do livro didático precisa ser estimada como um marco para as escolas. Este momento precisa de bastante seriedade por parte dos profissionais da educação, já que será preciso fazer a escolha do material, levando em consideração o processo de ensino-aprendizagem da escola. 

O educador vai precisar adequar as suas aulas através do livro didático escolhido. Caso os alunos de uma determinada turma apresentem dificuldade em um determinado conteúdo, o professor pode propor atividades do livro, ou então utilizar as dicas apresentadas no Manual do Professor. 

Uma dica que o portal e-docente salienta em seus conteúdos é sobre a inclusão de aspectos regionais nas atividades escolares. Como a elaboração do livro didático abrange contexto nacional, é interessante que o educador aprofunde nos conteúdos regionais. 

Vale ressalta que os professores não precisam ficar limitados nos conteúdos propostos pelo livro para desenvolver as suas aulas. O professor ainda tem controle de suas aulas, e a combinação dos conteúdos podem ajudar no aprendizado e interesse dos estudantes. 

Outra curiosidade interessante sobre o livro didático é que este recurso também pode ajudar a escola na remodelagem de Projetos Políticos Pedagógicos (PPP). Por trazerem atualizações e modernidades, os materiais abordam temáticas e conceitos inovadores, que podem ser muito bem recebidos pelas instituições de ensino. Assim, a definição de novas metas e a transformação de identidade escolar ocorrem pelo acesso promovido pelo livro didático. 

Para que todas os pontos citados acima apresentem resultados satisfatórios, é interessante que antes da escolha do livro o professor faça um estudo aprofundado do material, compreendendo sua sequência didática e metodológica.  

No período da escolha do livro didático, é interessante que o professor faça um estudo aprofundado do material, compreendendo sua sequência didática e metodologia. Desta forma a escolha se torna mais eficiente e os educadores conseguem elaborar as melhores estratégias, aproveitando ao máximo esse recurso em suas aulas. 

Os livros didáticos do PNLD 2020 

O prazo para as instituições escolherem os livros didáticos do PNLD, que serão utilizados por 4 anos consecutivos, ainda não terminou. Este período de escolha é um ótimo momento para os professores expressarem sua autonomia. Portanto, é interessante que seja estabelecido critérios que auxiliam o professor na escolha do livro didático ideal.  

Website: https://conteudos.edocente.com.br/lp-kit-pnld

Web Site: