Sociedade 5.0. já é realidade. Quais as chaves para abrir as portas desta nova realidade?

São Paulo 30/7/2020 – A Inovação tecnológica é o principal fator de competitividade para empresas e países no cenário atual.

É frequente ouvir-se falar sobre as transformações que as novas tecnologias estão impulsionando todos os setores da economia e o cotidiano de toda a sociedade. Todos vivem conectados e passam cada vez mais tempo consumindo conteúdos e serviços no ambiente on-line em celulares, tablets e computadores. Mesmo assim, é um desafio compreender como esse cenário afeta os negócios, quais oportunidades podem ser aproveitadas nesse mundo cada vez mais digital e quais as ameaças que são mais perigosas e que têm que ser combatidas com mais afinco.

A inovação tecnológica passa a ter cada vez mais importância no contexto da Sociedade 5.0. Compreender a fusão entre o mundo físico e o digital é fundamental para impulsionar a competitividade nas empresas e nos países. Esse é o fator estratégico que define o jogo – quem compreende esse contexto e aproveita as oportunidades investindo adequadamente em inovação e tecnologia está à frente na competição pelos mercados, quer sejam empresas ou países.

A Sociedade 5.0 é o desenvolvimento de uma sociedade na qual as tecnologias são aplicadas para buscar a melhoria da qualidade de vida das pessoas, integrando soluções tecnológicas em áreas como saúde, indústria, varejo, transporte e segurança pública, com o intuito de oferecer serviços mais eficientes às pessoas. A competitividade em qualquer negócio necessita da capacidade de incorporar esse conceito e levar valor para as pessoas através dele.

A inovação tecnológica é a chave para solução dos grandes problemas da atualidade e um grande desafio para empresas e governos. Essa inovação vem ocorrendo tanto por meio de pesquisas científicas quanto através de iniciativas de inovação aberta que permitem que empreendedores, grandes empresas e instituições fomentem a inovação e a criação de novos produtos e serviços. Pode-se evidenciar isso observando-se o comportamento das empresas de sucesso nos últimos anos e como os investimentos em tecnologia vêm crescendo na maioria dos países.

A corrida global pela inovação conta com investimentos bilionários e casos inspiradores. A Huawei, multinacional de tecnologia chinesa, por exemplo, investiu nos últimos anos mais de US$ 85 bilhões em inovação tecnológica, melhorando sua classificação em 42 posições no ranking de inovação, o que a colocou na 6ª posição das empresas mais inovadoras do mundo (ranking de inovação do Boston Consulting Group – BCG). No topo desta lista, está a Apple, que subiu duas posições em relação ao ano passado, tirando a liderança da Alphabet, conglomerado de empresas do Google. Em terceiro lugar, está a Amazon, do bilionário Jeff Bezos, que ocupava o segundo lugar em 2019. As grandes multinacionais, que se localizam nos países com maior Produto Interno Bruto (PIB) do planeta, protagonizam essa corrida demonstrando que na atualidade a competitividade passa pela inovação tecnológica.

Prof. Dr. Cláudio Carvajal – Coordenador Acadêmico no Centro Universitário FIAP.

Website: http://www.fiap.com.br