Solução química hidroexpansiva promove agilidade em obras populares do Minha Casa, Minha Vida

1/10/2020 –

Produto da Viapol é indicado para a impermeabilização de juntas e garante todos os processos de lean construction

Para seguir os parâmetros de lean construction, os processos de uma obra precisam reduzir desperdícios, ter um tempo de superprodução e aumentar a eficiência sem gargalos na construção. Muitas vezes para atender a esses requisitos a solução está na utilização de produtos inovadores e com químicas específicas para cada cenário. Nas obras do Minha Casa, Minha Vida, programa do Governo Federal, por exemplo, a agilidade é ainda mais levada em consideração pelas construtoras, que precisam entregar um grande número de residências em curto período de tempo. Na cidade de Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul, as quatro mil casas da Chácara das Rosas II receberam o perfil hidroexpansivo SUPERTOP da Viapol, solução autoadesiva que garante a impermeabilização de juntas sem desperdício e de fácil aplicação.

Para atender às necessidades da obra, foram necessários 6 mil metros do perfil hidroexpansivo, que foram aplicados sobre a laje radier para fazer a junção com as paredes de concreto. O perfil SUPERTOP é pensado para expandir quando entra em contato com as moléculas de hidrogênio da água e, com essa expansão, o perfil preenche pontos vazios internos do concreto, promovendo a impermeabilização de juntas.

“As obras do Minha Casa Minha Vida costumam acontecer com muita agilidade. No condomínio Chácara das Rosas eram cinco residências concretadas por dia e um dos maiores desafios técnicos foi o tratamento nas junções entre elementos estruturais: a laje radier e as paredes de concreto”, diz Tiago Meier, gerente comercial da Viapol, que também completa: “Dentre as várias soluções de impermeabilização que a Viapol tem em seu catálogo, o perfil hidroexpansivo era o mais indicado para essas áreas das construções, que demandam cuidados especiais por não terem engastes de ligação.”

Com essa proteção, todas as junções das paredes com as lajes ficam protegidas contra infiltrações de água de chuva e lavagem externa. O perfil hidroexpansivo SUPERTOP é uma faixa densa, colado ao solo em regiões onde existiram paredes, que reage quimicamente sempre que entra em contato com água. É esse contato que faz o perfil expandir e vedar possíveis caminhos de infiltrações em juntas próximas ao solo. É um produto autoadesivo de fácil aplicação, não sendo necessária a utilização de cola, evitando assim o desperdício e ainda com alta durabilidade.

Website: http://www.viapol.com.br

Web Site: