Sucesso de participação, Congresso & Expo Abrafac trazem especialistas internacionais e as novidades do setor

São Paulo 2/10/2019 –

O Congresso & Expo ABRAFAC 2019, promovido pela Associação Brasileira de Facilities – ABRAFAC no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, reafirmou, nesta terça-feira, 1º de outubro, primeiro dia do evento, a força do setor no Brasil.

Entre as discussões, um tema fundamental: a ISO 41000, num painel com mediação do presidente da ABRAFAC, Thiago Santana, e participações de Moacyr da Graça, Mauro Campos, Irimar Palombo, Ricardo Crepaldi, diretor da ABRAFAC, e Frederico Behmer, que discorreram acerca das mudanças no cenário brasileiro e mundial e seus reflexos nas legislações e normas aplicáveis ao setor de Facilities, e qual seu impacto na competitividade e na geração de oportunidades de negócio no segmento.

Outros dois painéis, mediados por Fernando Beltrame, da Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, trataram dos temas da sustentabilidade: gestão (com Camila Weber, da WeWork, Silvia Barcik, da Renault, e Claudia Leite, da Nespresso) e engajamento (com Ana Cristina Pereira da Silva, da Fundação Pró-Sangue, Marcio Manoel, do Centro Empresarial Mário Henrique Simonsen, e Le Andrade, da Plant Fazendas Urbanas). E houve ainda, abrindo o evento, uma palestra com a empresária Tatyane Luncah.

O compromisso da ABRAFAC com a sustentabilidade e a responsabilidade social no setor tem permeado cada iniciativa da entidade nessa trajetória. Além disso, pequenos gestos também reforçam o papel da ABRAFAC nas discussões no mercado de facilities. Acessibilidade, compromisso com o meio ambiente e solidariedade também marcam o congresso e a exposição.

“Todos os nossos eventos têm neutralização de carbono. Em 2019 foram reduzidas mais de 10 toneladas de emissões equivalentes de CO2”, afirmou Santana. “Também estamos com uma ação, da Fundação Pró-Sangue, e nossa meta é chegar a 100 bolsas de sangue doadas”, ressaltou o presidente da ABRAFAC, Thiago Santana.

Ele frisou que o Congresso deste ano está pautado em três grandes pilares principais: a série de normas ISO 41000, tecnologia e a importância das pessoas na realização dos negócios.

O primeiro dia encerrou em altíssimo nível com a palestra do especialista holandês Erik Jasper, da Planon Corporation, que discorreu sobre como as tecnologias de Blockchain podem ajudar a área de facilities.

Erik Jasper apresentou seu trabalho na Planon Corporation e falou sobre as tecnologias de Blockchain para a área de facilities. Além de listar as opções disponíveis no mercado, o palestrante também explicou as aplicações de cada ferramenta e os aspectos que devem ser considerados no momento da escolha.

Nesta terça-feira, último dia do evento, dois especialistas internacionais – John Carrillo e Neil Shah – trazem sua expertise ao público brasileiro no painel “Comunicação, formação e gestão de dados”, que tem ainda Thiago Silva. A holandesa Ilse Toonders integrará o painel sobre tecnologia e as grandes evoluções que afetarão a área de facility nos próximos anos.
No painel dos CEOs, os palestrantes discutem o ambiente de negócios Brasil e as oportunidades para a cadeia de serviços e facilities. Participam: Raphael Fraga, da ITA Capital, Sandra Gioffi, da GSC Integradora de Saúde, e Julio Pina, da Gulf.

E o último painel do evento tem como tema “Empreendedorismo em FM: a experiência das startups na criação de oportunidades de negócios”, abordando as tendências e desafios para o Facility nos próximos anos, com participações de Roberta Vasconcelos, da Beer or Coffee, Abel Costa, da Infraspeak, e Marcelo Sakai, da Mobicity.

Feira

Paralelamente aos painéis, os profissionais podem contar com a exposição de produtos e serviços de grandes empresas do mercado de facilities (conheça aqui as empresas expositoras https://www.abrafac.org.br/congresso-expo/expositores/) .

O evento é uma oportunidade para que os profissionais possam se atualizar sobre o que há de mais novo em Gestão de Facilities em todo o mundo, trocar experiências, confraternizar e colocar em prática o networking.

Sobre a ABRAFAC

A ABRAFAC Associação Brasileira de Facilities é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 2004, que tem por objetivo desenvolver o mercado, as organizações e os profissionais de Facilities, sejam eles agentes públicos, contratantes, consultores, administradores ou empresas prestadoras de serviços.

Nos últimos anos, a Associação vem se fortalecendo com ações efetivas de promoção de conhecimento e interação da comunidade do setor, sendo reconhecida como agente aglutinador do segmento em suas diversas frentes.

https://www.abrafac.org.br/

O que é Gestão de Facilities?

Gestão de Facilities ou Facilities Management – profissão e setor que têm adquirido cada vez mais importância estratégica dentro das empresas e instituições – constitui um campo interdisciplinar que se ocupa da coordenação de espaços, infraestruturas, pessoas e organizações, frequentemente associado a funções relacionadas com a gestão da prestação de serviços gerais a instalações. O seu escopo envolve o gerenciamento dos diversos recursos materiais e humanos na missão de manter a estrutura ou um espaço de uma empresa ou empreendimento em pleno funcionamento.

Empresas e corporações apresentam diversas necessidades durante sua operação cotidiana de maneira segura e lucrativa. Algumas das áreas mais comuns de contratação de facilities são as de apoio, o que engloba serviços como de limpeza, recepção e segurança, manutenção, recepção meio ambiente entre outros, que pode variar de empresa para empresa.

Website: https://www.abrafac.org.br/

Web Site: