Tecnologia brasileira se destaca em ranking de Business Intelligence

27/1/2021 –

Pesquisa realizada pelo Portal ERP entrevistou cargos de gestão de mais de 3 mil empresas do país

A tecnologia nacional se destacou em uma pesquisa realizada pelo Portal ERP, que entrevistou cargos de gestão de mais de 3 mil empresas do país sobre sistemas de gestão e de inteligência de negócios (Business Intelligence – BI) utilizados.

Dentre os players listados, a plataforma de BI fabricada no Brasil BIMachine ficou entre as 20 maiores, figurando no 2º lugar entre os sistemas brasileiros ranqueados e em 11º na lista geral, colocando a tecnologia nacional à frente de multinacionais estrangeiras como Oracle e IBM.

Em sua 4ª edição, a pesquisa Panorama Mercado ERP 2020 ouviu empresários das áreas de serviços, manufatura, TI, varejo, construção civil, educacional, agronegócio, saúde, distribuição e logística, transporte, governo, bancos, jurídico, energia, turismo, shopping center e outros, com corte de faturamento entre MEI (até R$ 60 mil/ano) e grandes empresas (mais de R$ 300 milhões/ano).

“A pesquisa mostrou que muitas empresas ainda utilizam ferramentas pouco adequadas à gestão data driven, como o Excell, para o gerenciamento dos dados, processos e negócios. Prova disso é que o Excell ocupa o 4º lugar no ranking geral. Não que seja um sistema ruim: não é! Mas não traz capacidade analítica, não dá às áreas de negócio o poder de analisar, gerar ações e tomar decisões que o BI traz”, afirma Ana Paula Thesing, CMO da BIMachine. “Esta é uma cultura que precisa ser mudada, já que, conforme mostra outra pesquisa, do Google e Boston Consulting Group, empresas que investem em estratégia data driven lucram até 20% mais do que as demais”, complementa.