Trabalho consultivo ajuda empresas a estruturarem estratégia ESG

São Paulo 24/12/2020 –

As empresas devem cuidar da estruturação dos planos de sustentabilidade com coesão e ancorados nos objetivos de desenvolvimento da ONU.

O ano de 2020 foi vivido de forma incomum nos quatro cantos do mundo. Populações inteiras atônitas com uma pandemia que vem quebrando paradigmas econômicos e comportamentais. No mundo corporativo, uma tendência que já se esboçava veio para ficar. Não há mais como deixar de responder com iniciativas práticas e genuínas à crescente demanda de consumidores que querem interagir com companhias responsáveis com seu entorno social, ambiental e econômico.

Empresas que nunca se preocuparam com isso – ou que se preocuparam, mas não tiveram a oportunidade de praticar a sustentabilidade de forma sistemática -, podem se beneficiar com serviços de consultorias criadas com o propósito específico de ajudá-las nessa missão.

Foi o caso da AllCare, administradora de benefícios com mais de 180 mil clientes, 500 funcionários e atuação em quatorze estados e no Distrito Federal. Ela queria levar para um próximo nível suas iniciativas de sustentabilidade. Para isso, desafiou a Bira Miranda Consultoria, que respondeu com um plano estruturado e ancorado nos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o intuito de transformar iniciativas pontuais em uma estratégia coesa e duradoura.

Realizado a quatro mãos com os profissionais do C-level por parte do cliente, o trabalho partiu do princípio de que as iniciativas da AllCare estariam ancoradas no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 da ONU, o de Saúde e Bem Estar, e com impactos concretos no ODS10 – o Objetivo de Redução de Desigualdades.

Além da coesão e coerência com a missão da empresa – que dá acesso à saúde por meio de soluções em planos privados -, a estratégia considerou simultaneamente a utilização de leis de incentivo fiscal e o próprio orçamento da companhia como base das iniciativas.

“Temos ciência da importância da integração de nossos processos com a sustentabilidade. Somos engajados com esses temas e nossas decisões já levavam em consideração nossa responsabilidade com questões ambientais, sociais e de governança”, afirma Farias Pereira de Sousa, CEO da AllCare. “Isso precisava, no entanto, tomar uma forma profissionalizada, enraizada em toda a companhia, em todos os seus colaboradores. Assim, a parceria com a Bira Miranda Consultoria foi fundamental para a evolução que queríamos”, complementa.

A estratégia Ambiental, Social e de Governança, ou estratégia ESG (de Environmental, Social and Governance) desenvolvida para a AllCare tem fases de implementação. E a primeira é formada por iniciativas focadas na geração de impacto positivo por meio da medicina preventiva e do foco na educação para hábitos nutricionais saudáveis.

Para executar grande parte das ações da primeira fase, após uma seleção que considerou instituições habilitadas em leis de incentivo e com atuação na frente de saúde, a Bira Miranda Consultoria recomendou como parceiro da AllCare o Instituto Melhores Dias, que atua há mais de 25 anos com comunidades brasileiras, já tendo beneficiado 3 milhões de crianças e mais de 12 milhões de pessoas em todo o país.

“A atuação da Bira Miranda Consultoria foi extremamente exitosa para a concretização de vários programas da organização e para a realização de um trabalho de conscientização e mobilização da AllCare”, afirma Joyce Capelli, presidente do Instituto Melhores Dias.

Para marcar o lançamento da nova fase de suas iniciativas de sustentabilidade, assim como reforçar o engajamento de vários públicos de interesse, foi estruturado o Natal Solidário AllCare. O projeto envolveu os 500 colaboradores da empresa como voluntários, além de parceiros e clientes, que agiram de forma coordenada para beneficiar 32 instituições com alimentos, roupas e itens de higiene, além de consultas médicas e horas de atenção via videoconferência a pessoas da terceira idade isoladas em casas de longa permanência.

“A implementação de nossas iniciativas de sustentabilidade tem sido algo muito prazeroso. Nossa cultura interna recebeu as atividades de braços abertos. Ações como a do Natal Solidário AllCare contagiaram muito positivamente nossos públicos”, destaca Farias.

Gian Lucchesi, vice-presidente da companhia, reforça: “Nossa empresa tem em seu DNA o propósito de cuidar das pessoas. Nesse ano desafiador de 2020 decidimos intensificar nossas ações de sustentabilidade e a parceria com a Bira Miranda Consultoria nos ajudou a já ter resultados expressivos. Temos como objetivo maior manter e crescer essas ações, buscando nos tornar uma empresa ESG, contribuindo cada vez maior para a sociedade.”

Farias complementa: “Temos hoje processos operacionais, comerciais, financeiros, humanos, jurídicos, entre todos os demais, muito bem definidos, estruturados em uma base sólida. Principalmente, nos últimos 3 anos, implementamos uma cultura totalmente voltada para negócios de longo prazo, sustentáveis e acima de tudo que alcancem os objetivos de clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores”, diz ele.

“O crescimento da AllCare, perceptível ao mercado, só foi possível graças à adoção desses processos de forma muito clara, onde todos os envolvidos atuaram lado a lado, na mesma direção, sem esquecer os temas sociais, ambientais e de governança. O trabalho o com a Bira Miranda Consultoria veio para coroar nossas ações e estamos muito felizes com essa parceria”, complementa Farias.

Gian finaliza destacando que a primeira fase do projeto foi lançada na semana da sustentabilidade, quando foram feitas lives para divulgação da campanha do Natal Solidário e da Iniciativa de Sustentabilidade, com a participação ao vivo de centenas de colaboradores espalhados por todo Brasil.

Mais informações podem ser encontradas em: https://www.biramiranda.com.br/.

Website: https://www.biramiranda.com.br/