Tudo sobre IPO e como investir em novas empresas

Uberlândia – MG 10/12/2020 –

Empresas ajudam a conseguir encontrar melhores oportunidades de investimentos

IPO significa Oferta Pública Inicial, em português, e representa a primeira experiência de uma empresa na Bolsa de Valores. A partir desse evento, a empresa terá seus papeis negociados no pregão da Bolsa, tornando-se uma companhia de capital aberto. Isso significa receber novos sócios, através da oferta de ações ao mercado investidor. Esse é um passo importante para a empresa, que deve estar madura o suficiente para enfrentar uma grande mudança. Além de complexo e oneroso, esse caminho demanda um upgrade na mentalidade da gestão, para adequação à nova realidade.

Por que as empresas procuram atrair o investidor?

Captação de recursos
Para ter acesso a capital externo, uma das opções é emitir ações. O investidor compra os papeis da empresa, tornando-se acionista e, dessa maneira, ocorre a capitalização. É diferente de um financiamento, por exemplo, pois as ações não têm vencimento e nem um retorno específico.

Liquidez para sócios
A oferta na Bolsa representa a entrada de recursos para sócios e empreendedores, com a venda de suas ações.

Ganho de credibilidade, projeção e reconhecimento público
Uma empresa de capital aberto implica em uma gestão mais transparente e corporativa e uma visibilidade maior no mercado.

As ofertas de ações em um IPO podem ser primárias ou secundárias. No primeiro caso, trata-se de novas ações e o dinheiro obtido é utilizado para aumentar o capital social. No segundo, as ações vendidas são papeis pertencentes aos sócios das empresas, que recebem o dinheiro da operação.

As IPOs são seguras para um investidor?
O certo é que uma empresa deve satisfazer inúmeras exigências legais e regulatórias, para fazer um IPO. Para ter seus papeis negociados no pregão da Bolsa, terá seus três últimos anos de balanço auditados externamente. Isso significa que estarão sendo avaliados:
· Situação financeira;
· Aspectos fiscais;
· Recursos humanos;
· Governança corporativa;
· Controles internos;
· Conformidade;
· Estrutura societária.

As empresas iniciantes também emitem um prospecto, para que o investidor possa embasar sua decisão de investimento. Além das informações sobre a companhia, no documento há uma seção que elenca os fatores de risco. Esse item avalia a empresa, as ações, o ambiente econômico e a operação.

O dia D de estreia na Bolsa funciona como indicativo de como o mercado recebeu a operação. Normalmente as cotações disparam, o que é um bom sinal. Entretanto, o investidor interessado em IPO deve acompanhar as análises feitas por especialistas. Afinal, além das informações públicas, espera-se que conheçam o mercado e a situação das companhias.

De acordo com o assessor financeiro da Minas Capital, Rodrigo Santos Ferreira, dentro desse cenário, para o investidor que está começando é importante buscar um apoio. “Sem experiência é difícil achar boas oportunidades. Com ajuda profissional, é possível conseguir encontrar melhores oportunidades de investimentos, com opções de compra baratas. E isso ainda vai crescer muito, tanto a Bolsa Brasileira quanto o número de investidores”, afirma.

Etapas para um investidor participar de um IPO
Ao se decidir pela participação em um IPO, o investidor deve seguir alguns passos:
1. Escolher uma corretora envolvida no processo de distribuição e abrir uma conta;
2. Conhecer as empresas que estão realizando IPOs, para analisar as perspectivas e escolher com consciência;
3. Solicitar à corretora os documentos de pedido de reserva de ações, onde indicará o volume financeiro a ser investido;
4. Realizar o pagamento, de acordo com a reserva, quando for determinado o preço final dos papeis;
5. Acompanhar o Dia D e as negociações, conferindo o desempenho dos papeis e a performance da empresa.

O investidor, ao participar em um IPO, tem a possibilidade de lucrar com a valorização acelerada dos primeiros pregões. A flipagem é uma estratégia de curtíssimo prazo, que consiste na compra antecipada de ações para venda no dia D.

Porém, uma análise bem fundamentada é essencial para esse tipo de ação. Mesmo assim, as expectativas nem sempre se confirmam. Como não existem informações de histórico de comportamento na bolsa, os níveis de risco são elevados.

Por mais que se analise, não é possível prever com exatidão os resultados de uma oferta pública inicial. Exatamente por isso, é importante contar com uma boa assessoria para cuidar do seu investimento.

Website: http://www.minascapital.com.br

Web Site: