UNISAL e Softex Campinas firmam parceria e oferecem capacitação para seus alunos

14/10/2020 –

Em um mundo cada vez mais competitivo e dependente de inovação tecnológica, qualificar-se continuamente é requisito imprescindível aos profissionais do futuro. Por isso, o Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL acertou parceria com o núcleo de Campinas da Softex para oferecer conteúdos e workshops aos alunos.

Com o acordo, os estudantes de todas as unidades da instituição de ensino superior terão acesso gratuito a mais de 2,8 mil conteúdos (entre cursos, vídeos, textos) em diversas áreas, entre elas, tecnologia. As aulas estarão disponíveis na plataforma Workover, programa da parceira que realiza a capacitação dos profissionais a partir do mapeamento de conteúdos e habilidades requisitados no mercado de trabalho.

A Softex é uma Organização Social Civil de Interesse Público (OSCIP) que promove ações voltadas às áreas de tecnologia e inovação. O núcleo Campinas é um dos 21 agentes regionais e busca estimular o setor no interior de São Paulo. Além disso, é a criadora do projeto “Capacitação Tecnológica” e oferece cursos e workshops a quem deseja ampliar as oportunidades na carreira.

“A parceria é mais uma medida que o UNISAL adota para proporcionar os estudantes de tecnologia a melhor qualificação possível em um mercado de trabalho que vive constante transformação. É preciso estar preparado para as tendências e desafios que surgirem, e apenas o conhecimento contínuo pode proporcionar isso”, afirma o professor Anderson Barbosa, diretor operacional da Unidade Campinas do UNISAL.

Além da parceria, o UNISAL realiza outra atividade destinada a os alunos de TI. Entre os dias 5 e 9 de outubro, a instituição promove a primeira edição da “Semana de Tecnologia e Inovação”, evento integrado realizado pelos cursos da área de tecnologia da informação e computação.

Por conta da pandemia de covid-19, a programação do evento será totalmente on-line este ano. Informações completas e inscrições estão disponíveis no site oficial.

A abertura do evento, em 5 de outubro, contará com palestra do diretor da Softex, Edvar Pera, inaugurando essa parceria, junto com executivo da área de tecnologia convidado.

O professor Nivaldo Tadeu Marcusso, coordenador dos cursos de Pós-graduação em Engenharia e Tecnologia do UNISAL está entre os palestrantes na abertura da Semana de Tecnologia e Inovação, às 20h20. Confirmada a presença, também, de Rodrigo Granja, CEO da empresa Logithink, egresso da ETECSAL (escola de ensino técnico com valores salesianos) em Campinas.

Entre os dias 6 e 8, acontecem minicursos em três trilhas de conhecimento: “Desenvolvimento Full Stack”, “Desenvolvimento Python Web” e “Oportunidades no mercado de trabalho para estudantes de computação”.

Por fim, no dia 9, às 19h, acontece a palestra de encerramento com o tema Big Data e Data Science. O objetivo é reunir conteúdos de diversos profissionais e empresas do setor, proporcionando aos estudantes o contato direto com as principais tendências de tecnologia, além de discutir aspectos da carreira na área de TI.

Iniciativas como essa são muito importantes para capacitar estudantes e profissionais da área de tecnologia e é a melhor alternativa para alavancar a inovação no país. Estudo realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes) indica que, em 2020, o investimento em serviços de tecnologia deve ficar estagnado, com crescimento de 0,4% em relação ao ano passado.

Web Site: