Vem aí mais um Comida di Buteco

2/4/2013 –

Maior concurso de cozinha de raiz do Brasil tem início em abril

Há 14 anos, o Comida di Buteco, o maior concurso de cozinha de raiz do Brasil, vem despertando o paladar de muitos botequeiros. E neste ano não será diferente! De 12 a 28 de abril, Uberlândia participa, pela quinta vez, do Comida di Buteco. Neste ano, o concurso será realizado em 16 cidades simultaneamente. Serão mais de 400 botecos participantes com diversos tipos de petiscos.
Como no ano passado, esta edição também terá ingredientes obrigatórios que deverão fazer parte do pestisco: a linguiça e/ou a mandioca. O boteco participante poderá optar em usar um dos ingredientes ou os dois no preparo do petisco. De acordo com Eduardo Maya, gastrônomo e caçador de botecos, a utilização de ingredientes específicos estimula a criatividade dos botequeiros, pois não podem existir tira-gostos repetidos em uma mesma edição. “A inserção de ingredientes específicos em algumas edições tem o objetivo de chamar a atenção para elementos típicos da cozinha brasileira ou que influenciaram nossa cozinha e que representam nossa rica identidade culinária. O mais importante é que a escolha desses ingredientes reforça a missão do concurso de valorizar e resgatar a cozinha de raiz. Nunca perdemos esse foco”, diz Eduardo.

Dinâmica do Concurso
Essa é a eleição do melhor boteco da cidade. Cada participante cria um petisco para concorrer. Durante o período do concurso, o público e um corpo de jurados visitam os botecos e votam no local. A média entre os quesitos avaliados garante o resultado da premiação. São avaliados de zero a dez os itens: higiene, atendimento, temperatura da bebida e o petisco. Os botecos que participam do Comida di Buteco são selecionados previamente pelo gastrônomo Eduardo Maya, que visita em torno de 1 mil botecos por ano.
Outro objetivo do concurso é resgatar as origens e valorizar o insumo da cozinha brasileira. Para Eduardo, os botecos fazem parte da paisagem das cidades, mas que por ser um espaço de comércio popular, não despertava a atenção necessária. “Quando o Comida di Buteco começou em Belo Horizonte, foi como se colocássemos um holofote sobre toda a riqueza da cozinha de raiz da nossa região e destes estabelecimentos que tem, em sua maioria, uma história familiar por trás. Isso mudou a forma como as pessoas viam o boteco, e, junto a esse carinho para o qual a população se despertou, os estabelecimentos também tiveram a oportunidade de se profissionalizar e se tornarem sustentáveis, sem deixar de lado sua essência”, comenta o especialista em botecos, Eduardo Maya, sobre o objetivo e realizações do Comida di Buteco.

Em 2012

No ano passado, o Comida di Buteco teve como ingrediente obrigatório o Queijo de Minas ou Queijo Minas (como é conhecido popularmente). O concurso teve a participação de 380 botecos que venderam mais de 374 mil tira-gostos a 3,3 milhões de pessoas que se deliciaram com as variadas opções de tira-gosto criadas pelos botequeiros. O Comida di Buteco gerou 3.600 mil emprego diretos e teve quase meio milhão de votos apurados.

Mais informações: www.comidadibuteco.com.br.

Parceiros
Apresentação: Nestlé
Cerveja Oficial: Bohemia
Patrocínio: Hellmann’s
Promoção: TV Integração
Apoio: Pepsi, Doritos, Senac
Apuração: Vox Popouli

Serviço:
O quê: “Comida Di Buteco”
Quando: 12 a 28 de abril
Onde: em 15 botecos de Uberlândia (a serem divulgados)

Web Site: