WMS, TMS e YMS: o que são, e quais são suas responsabilidades?

Belo Horizonte, Minas Gerais. Brasil 10/10/2019 – O WMS controla dentro do estoque, o TMS gerencia da porta da rua para fora e o YMS tem a função de gerir o espaço entre a porta de entrada e a de saída

Quem é de logística ou conversa com pessoas do ramo já se deparou com essas letras: WMS, TMS e YMS. Chegou a hora de saber o que cada uma significa.

Muita gente já se deparou com essa sopa de letrinhas e ficou confuso! Não existe motivo para preocupação, o significado delas é mais simples do que parece.

Na logística essas letras designam softwares que são responsáveis por apoiar o processo de armazenagem e distribuição de produtos e matérias primas.

O WMS (Warehouse Management System) é um sistema focado no gerenciamento de armazém. O objetivo desse sistema é controlar com eficiência o estoque desde a chegada dele no estoque até sua saída do mesmo. Warehouse é estoque ou armazém em inglês.

O WMS pode trabalhar conjugado com um grande número de tecnologias: código de barras, QR Code, RFID, RTLS, esteiras, transelevadores, e um sem número de tecnologias de rastreamento. A principal função do WMS é organizar o estoque.

Através desse sistema de gerenciamento, é possível fazer uma gestão mais eficiente de inventários, melhor controle dos itens armazenados, emissão de relatórios como a curva ABC e conta também com indicadores de calculo de lote econômico de compras, e giro do estoque.

O TMS (Transportation Management System) é um software que visa gerir as operações de transportes. Esse sistema realiza cálculo de fretes, escolha da melhor transportadora, realiza rastreamento das entregas. Portanto, esse sistema é voltado para o transporte.

YMS (Yard Management System) essa ferramenta gerencia o pátio, fazendo agendamento de operações, planejamento de tráfego de veículos, medição de tempo nas operações e tem a flexibilidade de ser integrado com o WMS e o TMS.

Os três sistemas auxiliam significativamente na gestão logística das empresas, como redução de custos e aumento da produtividade. O sistema mais utilizado atualmente é o WMS, que faz a gestão de armazenagem. Poucas organizações conhecem o YMS, mas também vem sendo bastante procurado.

Ilustrando: o WMS “enxerga e controla” dentro do estoque, o TMS controla e gerencia da porta da rua para fora e o YMS tem a função de gerir o espaço entre a porta de entra e porta de saída passando pelas balanças, docas e portaria. O módulo de agendamento pode fazer parte de qualquer um deles.

Website: https://www.logpyx.com/wms-tms-e-yms/

Web Site: