Consultoria fecha acordos que incrementam implantação de Inteligência Artificial no país

São Paulo, SP 31/10/2019 – Inteligência Artificial pode aumentar os níveis de produtividade e eficiência em setores críticos como agricultura e indústria

De acordo com estudo da BCC Research, o mercado global de inteligência artificial deve saltar de US$ 3,5 bilhões, em 2018, para US$ 26,1 bilhões até 2023 a uma taxa de crescimento anual de quase 50% para o período. Esse incremento se explica também pelos investimentos em pesquisa já realizados pelas principais potências globais, que enxergam em P&D uma das principais estratégias para acelerar a implementação de IA. A China, por exemplo, decidiu investir pesadamente em pesquisa até 2020 com o objetivo de ser líder do mercado de IA até 2030.

No Brasil, a adoção de IA está crescendo e sendo debatida, inclusive nas esferas governamentais. Um projeto de lei que regulamenta o uso de Inteligência Artificial (IA) está tramitando no Senado. O PL 5051/19 determina uma implantação gradual da tecnologia e que deve ser “desenvolvida para servir as pessoas com a finalidade de melhorar o bem-estar humano em geral”. Outras diretrizes tratam da criação de políticas de proteção e qualificação dos trabalhadores, além de regular aplicações de IA.

A 3CON, consultoria brasileira de TI, que milita pela transformação digital das empresas defende que o Brasil não pode ficar para trás na adoção de IA em suas atividades produtivas. “A inteligência artificial, além de aplicações importantes para o mercado financeiro e varejo, pode aumentar os níveis de produtividade e eficiência em setores críticos como a agricultura e indústria”, reconheceu Genivaldo Araújo, CEO da 3CON.

Nesse sentido, a consultoria assinou recentemente dois acordos que podem acelerar essa adoção. O primeiro, com a alemã Software AG, envolve as soluções de Robotic Process Automation (RPA), que permite automatizar processos rotineiros. “Ao incorporar a tecnologia de RPA em nossa fábrica de soluções pretendemos expandir o uso de IA em mercados verticais importantes como varejo, finanças, serviços, entre outros”, informou o CEO.

Há 26 anos atuando no país, a 3CON também fechou parceria com a IntelliMagic, empresa norte-americana fornecedora de soluções de análise de desempenho e planejamento de capacidade de TI baseadas em inteligência artificial. A empresa, inclusive, já está comemorando a primeira venda no Brasil para um grande banco público.

As soluções de análise de desempenho da IntelliMagic combinam operações analíticas com algoritmos de inteligência artificial (ITOA – Operational Analytics), evitando interrupções de serviço, eliminando ineficiências, reduzindo custos de software, agregando conhecimento especializado. Em vez de tentar gerenciar a infraestrutura de TI como uma ‘caixa-preta’, utilizam IA para detectar problemas antes mesmo de impactar a produção, identificando também o potencial de otimização.

A consultoria prevê um incremento mínimo de 5% em seu faturamento para os próximos 12 meses graças aos novos acordos.

Website: http://www.trescon.com.br

Web Site: