José Aguiar lança os livros “Folheteen” e “Reisetagebuch” na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping

Florianópolis, SC 16/7/2013 –

A Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping recebe no dia 19 de julho, sexta-feira, às 19h30, o evento de lançamento dos livros em quadrinhos Folheteen – Direto ao Ponto (Quadrinhofilia, 64 pág., R$ 40) e Reisetagebuch – Uma Viagem Ilustrada pela Alemanha (Quadrinhofilia, 160 pág., R$ 70), bate-papo e sessão de autógrafos com o autor José Aguiar.

Em Folheteen, José Aguiar apresenta um estranho mundo habitado por irmãos chatos, pais separados, amigos tapados e subempregos, que mais atrapalham do que ajudam. Neste cenário vive Malu, uma adolescente que se sente sempre fora de contexto e que busca a si mesma numa Curitiba imaginária. O livro narra uma nova história sobre como pode ser dura ou adorável a vida de alguém que não sabe ir direto ao ponto. O livro Folheteen – Direto ao Ponto foi viabilizado através da Lei do Mecenato Municipal da Fundação Cultural de Curitiba, com o incentivo do Banco do Brasil. A obra é homenagem do autor aos 320 anos de Curitiba.

Reisetagebuch antecipa as atividades culturais referentes ao Ano da Alemanha no Brasil (2013/2014). No livro, José Aguiar apresenta um trabalho diferente dos já realizados pelo autor em quadrinhos: um relato ilustrado das viagens do autor pela Alemanha. Em alemão, Reisetagebuch (que em uma pronúncia aproximada fica “Ráize-tague-burrr”) significa caderno de viagem – tema principal do livro, que traz as impressões de José Aguiar sobre a Alemanha, onde esteve entre 2006 e 2008.

“O fato de estar longe de minha casa, num país de idioma completamente diferente, foi crucial para que eu tivesse um ponto de vista peculiar da realidade ao meu redor. Trago, sob um olhar contemporâneo, um pouco da Europa – uma Alemanha exótica e ao mesmo tempo familiar. Algo que só a linguagem do desenho, da ilustração, poderia expressar corretamente”, comenta o autor.

Reisetagebuch – Uma Viagem Ilustrada pela Alemanha também foi viabilizado por meio da Lei do Mecenato Municipal da Fundação Cultural de Curitiba, com incentivo da Caixa Econômica e da Celepar. A obra contou com o apoio do Goethe-Institut.

Sobre o autor

O autor curitibano José Aguiar é arte educador formado pela Faculdade de Artes do Paraná e quadrinista, premiado com obras publicadas no Brasil (Folheteen, Vigor Mortis Comics, Ato 5, Revolta de Canudos, Dom Casmurro em Quadrinhos, MSP50, entre outras) e França (série Ernie Adams).

A graphic novel Folheteen – Direto ao Ponto e Reisetagebuch – Uma Viagem Ilustrada pela Alemanha foram publicados por meio de sua editora independente, a Quadrinhofilia.

Atualmente, publica as tiras Folheteen e Nada Com Coisa Alguma no jornal Gazeta do Povo, onde também é colunista. Além de autor, José Aguiar é curador e cocriador de dois eventos de difusão da cultura das histórias em quadrinhos: Gibicon – Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba e Cena HQ, que realiza leituras dramáticas de HQs no Teatro da Caixa também em Curitiba.

Serviço

Lançamento dos livros “Folheteen – Direto ao Ponto” e “Reisetagebuch – Uma Viagem Ilustrada pela Alemanha”, bate-papo e sessão de autógrafos com José Aguiar

Onde: Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping – rua Bocaiúva, nº 2.468, piso Joaquina, Centro, em Florianópolis.
Quando: 19/07, às 19h30
Quanto: Gratuito
Informações: (48) 3271-6030

Web Site: