Plataforma que permite fazer podcasts aposta no mercado brasileiro

São Paulo, SP 10/10/2019 – Hoje o Brasil é um dos mercados em que os podcasts mais crescem e onde tanto podcasts amadores quanto profissionais têm um bom nível de qualidade.

A plataforma Spreaker chega ao Brasil trazendo um programa de monetização e mais ferramentas de áudio para produtores de podcast. As novidades estarão disponíveis respectivamente no Sistema de Gerenciamento de Conteúdo do Spreaker e no aplicativo Spreaker Studio em dispositivos Android e iOS.

O interesse do brasileiro por podcasts cresce cada vez mais e com isso também aumenta o nível de profissionalização técnica e comercial deste formato de mídia. Uma pesquisa do Ibope divulgada em maio revelou que 40% dos 120 milhões de internautas brasileiros já tiveram contato com programas de áudio pela internet.

Atento a essa tendência, o Spreaker, plataforma para criação e gestão de podcasts da empresa de tecnologia em áudio Voxnest, traz ao Brasil duas novidades para elevar a qualidade e a rentabilidade dos podcasters brasileiros.

Uma delas é a ferramenta de monetização por meio de ads dinâmicos, que consistem em inserções comerciais que poderão ser inseridas no início (pre-roll), meio (mid-roll) ou fim (post-roll) de cada episódio. O que fazem esses anúncios serem “dinâmicos” é o fato dos mesmos variarem de acordo com o perfil e a localização do ouvinte. A cada vez que um anúncio gerar uma impressão, o criador estará monetizando.

Segundo um relatório publicado em junho pelo Interactive Advertising Bureau (IAB) e a PwC , as inserções dinâmicas hoje correspondem a 48,8% do sistema de anúncios em podcasts nos Estados Unidos. O mesmo estudo também revelou que os podcasts americanos geraram US$479.1 milhões em 2018 e esperam faturar mais de US$1 bilhão até 2021, o que pode indicar um futuro otimista também para os podcasters brasileiros.

A diretora de marketing da Voxnest, Tonia Maffeo, acredita que o mercado nacional de podcasts tem potencial para ser um dos maiores do mundo.  “Hoje o Brasil é um dos mercados em que os podcasts mais crescem e onde tanto podcasts amadores quanto profissionais têm um bom nível de qualidade. Nós estamos muito felizes em sermos a primeira plataforma de áudio no Brasil a possibilitar que produtores de conteúdo de todos os níveis recebam pelo trabalho incrível que estão fazendo”, afirma.

Reguladores de microfone agora também para quem grava pelo celular

Elementos como o volume e o tom de voz são itens de extrema importância para quem produz podcasts, podendo até ditar a atmosfera do programa, seja ela de mistério, relaxamento, empolgação, entre outros. Com a nova ferramenta de controle de microfones do Spreaker, quem grava podcasts pelo celular terá acesso a um som muito mais profissional. Este recurso, que agora está disponível no Sprekaer Studio em dispositivos Android e iOS, existia apenas na versão desktop. Quando aliado ao auto-duking (efeito que abaixa o volume da trilha quando o apresentador começa a falar), a regulagem de microfone confere um efeito muito mais profissional a qualquer podcast.

“Queremos incentivar os podcasters brasileiros a se aperfeiçoarem cada vez mais através das nossas ferramentas e educar uma nova leva de pessoas a aprenderem a criar o seu próprio podcast, para que este segmento cresça cada vez mais”, completa Tonia.

Sobre a Voxnest

A Voxnest é uma empresa de tecnologia que oferece soluções profissionais para produtores de podcasts e marcas que buscam engajamento com ouvintes. As ferramentas da companhia para a criação, distribuição, gerenciamento, mensuração e monetização incluem o Spreaker, direcionado a podcasters independentes, Spreaker Enterprise, com soluções completas para empresas, e Dynamo, uma solução autônoma de monetização que permite a qualquer podcaster, independente do agregador ou distribuidor, a capacidade de gerar receitas usando a tecnologia de inserção de anúncios da Voxnest. A empresa também atua diretamente com marcas que procuram anúncios de alto nicho através de podcasts. A Voxnest foi lançada em janeiro de 2018, como resultado da fusão entre Spreaker e BlogTalkRadio. Possui sede oficial em Nova York e é liderada pelo cofundador e Presidente Francesco Baschieri. Para mais informações, visite:  www.voxnest.com.

Website: https://www.spreaker.com/