Quatro passos para economizar combustível em sua transportadora

31/1/2018 –

Nas transportadoras, o combustível continua representando uma fatia importante nos custos gerais do negócio e deve ser tratado com muito cuidado, uma vez que repassar valores reajustados diretamente para os clientes pode tornar caro o frete.

Confira algumas dicas para economizar com o abastecimento da sua frota e ainda reduzir os custos por meio de pequenas mudanças nos processos internos:

1. Otimize a rota

Economia também é planejamento, por isso na hora que um frete for fechado é essencial traçar uma rota de viagem, com a finalidade de evitar caminhos ineficientes, que forcem o motorista andar um percurso maior do que o necessário para realizar as entregas. No caso específico de carga, é importante a criação de banco de dados atualizado com frequência, com indicativos das rotas mais seguras e com melhores condições de trânsito.

2. Fique de olho no peso da carga

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realiza fiscalização constante, mas não é raro encontrar caminhões rodando nas estradas brasileiras com peso acima do suportado. Alguns pensam que estão economizando tanto na cubagem quanto com o tempo. Porém, esse tipo de prática põe em risco o caminhão, o condutor e a própria carga, sem contar que eleva muito o custo com o abastecimento.

3. Conscientize sua equipe
A peça principal na economia de combustível é o motorista. Evitar freadas bruscas, desligar o veículo durante um congestionamento, não usar ar condicionado quando não for tão necessário ou até a utilização de rotas alternativas para fugir de possíveis engarrafamentos estão entre as medidas que devem ser adotadas. Por isso, oriente sua equipe para atitudes que causam não só um maior consumo, como também maior desgaste das peças.

4. Atenção com os pneus
Pneus com pressão abaixo do limite indicado pelo fabricante pode elevar o gasto em até 4% com combustível. A calibragem correta ainda prolonga o tempo de vida útil dos pneus, ou seja, economiza duas vezes.

*Lauro Freire é diretor e sócio cofundador da BgmRodotec, uma empresa de tecnologia especializada em soluções para transporte de cargas e passageiros. https://bgmrodotec.com.br/