6 passos para quem deseja empreender como influenciador digital

4/12/2019 –

O Brasil já tem mais de 50 mil influenciadores digitais quando inclui os “influencers” que possuem entre 5 e 100 mil seguidores, segundo dados da APEX e da Squid. E quando a empresa foca seu produto num “digital influencer” de indicações costuma dar certo, afinal, segundo pesquisa da Nielsen, 84% dos consumidores tomam decisões com base nas opiniões de fontes confiáveis ou influentes. Além disso, o internauta brasileiro fica, em média, nove horas e 14 minutos por dia conectado.

Nenhuma pessoa quer errar na hora de comprar (decidir por A ou B) e uma forma de minimizar a chance de erro na hora de escolher, é confiar em alguém que já comprou e aprovou.

A seguir, 6 passos para impulsionar os resultados como influenciador:

1- Identidade

Criar e promover uma identidade singular. É preciso que o profissional se diferencie dos concorrentes, principalmente daqueles que tem perfis semelhantes. Divulgar o nome e sobrenome, por exemplo, e não optar apenas por usar o primeiro nome. A chance dos nomes se repetirem ou serem parecidos é grande, o que pode, inclusive, confundir os seguidores. Desta forma, a dica é usar o sobrenome também.

Vale, inclusive, pensar num bordão, slogan ou frase de efeito que o público se identifique e reconheça.

2- Edição

Caprichar na edição. Uma forma de ganhar ainda mais a audiência nos vídeos é editá-los, incluindo legendas, textos e imagens. Isso torna-os mais poderosos e envolventes, pois reforça o conteúdo apresentando. Hoje já existem programas bem fáceis e até gratuitos que fazem isso.

Outra forma de engajar os internautas é interagir, ou seja, além de afirmações, vale a pena fazer perguntas durante o vídeo ou pedir sugestões. Assim, aumenta o engajamento do público com mais comentários dos vídeos e posts.

3- Gatilho mental

É importante utilizar gatilhos mentais na abordagem, ou seja, estímulos cerebrais que influenciam diretamente a tomada de decisão. Exemplos de “gatilhos” que impactam ainda mais os vídeos:

– Histórias: conectam emocionalmente as pessoas e memorizam por mais tempo;

– O poder da palavra “imagine”: uma palavra poderosa! Quando se diz: “Imagine a seguinte situação”, por exemplo, a pessoa começa mesmo a imaginar a cena e a chance de convencê-la aumenta consideravelmente;

– Senso de urgência: tem que ser agora, ou perderá. As pessoas compram por 2 motivos racionais: pela vontade de possuir ou pelo medo de perder a chance.

4- Depoimentos

Para atrair mais clientes e fechar mais vendas, pode-se utilizar a técnica dos depoimentos, ou seja, gravar vídeos com alguns clientes que já contrataram os serviços de indicação e obtiveram ótimos resultados. Eles podem relatar como isso melhorou o negócio e impulsionou as vendas. É uma forma poderosa e gratuita para se conquistar novos clientes.

Um potencial cliente costuma ser mais influenciado por esse tipo de testemunho do que pelos próprios vendedores da empresa, afinal, o vendedor sempre afirma que o produto oferecido é bom.

5- Network

Apostar numa boa rede de contatos. Quanto mais pessoas souberem sobre o tipo de serviço oferecido, maior a chance de crescimento nesse nicho de mercado. Então, é necessário investir parte do tempo participando de eventos sociais e comerciais, ser visto por quem já segue a marca e se envolver com outras pessoas que gostem dos mesmos assuntos da área que a empresa atua. E, o principal: manter contato pós-evento por telefone, e-mail ou redes sociais.

Cada novo contato é uma oportunidade para aprender algo e realizar novos negócios.

6- Pesquisa

Para aqueles que estão pensando em entrar nesse segmento, além de gostar deste tipo de atividade, vale a pena se atentar a 2 pontos importantes antes de empreender:

1- É indicado fazer um levantamento de dados, pesquisar o mercado, descobrir quantos profissionais já atuam na região desejada que também indicam produtos ou serviços, e pensar num diferencial que poderá ser agregado.

2- Planejar uma transição financeira é essencial. O ideal é iniciar uma atividade sem precisar dessa fonte financeira, ou seja, os vídeos começam como um hobby e aos poucos podem crescer e se tornar a principal renda.

Conclusão: às vezes leva tempo e dá trabalho, mas é viável e vale a pena.
Todo empreender deve lembrar dessa frase do Lee Cockerell: “Não é com mágica que se faz um bom trabalho, mas com um bom trabalho se faz mágica”.

Sucesso e ótimos negócios!

*Erik Penna é palestrante, influenciador digital de vendas, especialista em vendas e empreendedorismo, autor de 5 livros e mais de 1.000 palestras realizadas. É possível saber mais sobre empreendedorismo e vendas em: www.erikpenna.com.br

Sobre o palestrante de vendas e motivação Erik Penna

É palestrante de vendas e motivação, especialista em vendas com qualificação internacional e consultor. Possui MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, pós-graduação em Administração e Marketing pela Universidade Paulista e graduação em Economia pela Universidade de Taubaté.

Aborda nas palestras ensinamentos baseados nas experiências vivenciadas por ele durante a sua carreira como executivo de vendas, professor, escritor, motivador de equipes e gestor corporativo. É autor dos livros “A Divertida Arte de Vender”, “Motivação Nota 10”, “21 soluções para potencializar seu negócio”, “Atendimento Mágico – Como Encantar e Surpreender Clientes”, “O Dom de Motivar na Arte de Educar” e coautor dos livros “Gigantes das Vendas” e “Gigantes da Motivação”.
Site: www.erikpenna.com.br

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