Cordilheira dos Andes: a maior cadeia de montanhas do mundo

São Paulo / SP 4/12/2019 – O maior parque nacional da Argentina, o Los Glaciares, foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1981.

A Cordilheira dos Andes é a maior cadeia de montanhas da Terra, formando um planalto contínuo na parte mais ocidental da América do Sul.

Com elevação de quase 7 mil metros e área de mais de 3.370 milhões de km², o ponto mais alto da Cordilheira fica no Aconcágua.

Certamente, essa é uma das belas regiões da América do Sul, atraindo a atenção de turistas que desejam também conhecer a Patagônia Argentina – localizada no extremo sul da Cordilheira dos Andes – com a ajuda de empresas especializadas na região.

Cordilheiras andinas: belezas da Patagônia Argentina
As montanhas andinas são divididas em numerosas faixas por depressões. Os Andes são agrupados em três grupos (Andes úmidos, Andes secos e Andes tropicais) baseados no clima.

Essas cordilheiras se estendem por sete países, incluindo Bolívia, Argentina, Chile, Peru, Equador, Venezuela e Colômbia. Da mesma forma, toda a Cordilheira é dividida em três seções: Andes do Norte, Andes Centrais e Andes do Sul.

Patagônia Argentina
A Patagônia é um destino inesquecível e imperdível para quem quiser visitar a Argentina. O maior parque nacional da Argentina, o Los Glaciares, foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1981.

Então, hoje faz parte do Campo de Gelo Patagônico Sul, que alimenta impressionantes 48 glaciares. Uma das áreas mais visitadas da Argentina é a geleira Perito Moreno, uma gigantesca capa de gelo que cobre 250 km² e percorre 30 km, tornando-se a terceira maior reserva de água doce do país.

Aconcágua: O mais alto cume das montanhas andinas
O Aconcágua é o pico mais alto nos Andes e também no Hemisfério Norte e Sul, situando-se na província de Mendoza, Argentina.

Delimitada pelo Valle de los Horcones (inferior ao lado sul e oeste) e o Valle de las Vacas, o Aconcágua tem inúmeras geleiras, sendo a maior delas a Ventisquero Horcone Inferior, com 9 km de extensão.

Fauna dos Andes
Com cerca de 1.000 espécies, as montanhas dos Andes são as áreas mais cruciais do planeta para os anfíbios. Atualmente, existem cerca de 400 espécies de peixes, 600 espécies de mamíferos, 600 espécies de répteis e 1.700 espécies de aves, incluindo quatro espécies de tucano da montanha.

Assim, mais de dois terços de todas as espécies animais nos Andes são endêmicas das regiões.

Flora dos Andes
As montanhas andinas cortam numerosas áreas de floresta naturais devido a extensão por sete países. Os Andes têm mais de trinta mil espécies de plantas vasculares. Aliás, metade delas é endêmica da Cordilheira dos Andes. A Chinchona Pubescens, por exemplo, é amplamente encontrada nas montanhas andinas.

Website: https://www.brasileirosemushuaia.com.br/