A psicoterapia tem benefícios para a saúde mental e um papel importante na pandemia do Coronavírus

Joinville – SC 20/5/2020 –

Neste momento de pandemia, cuidados com a saúde mental são essenciais, entre eles, a psicoterapia pode auxiliar muito. O processo é focado em ajudar a resolver questões emocionais.

Na psicoterapia, paciente e psicólogo trabalham juntos para resolver as questões necessárias. A fala é uma das principais ferramentas utilizadas, já que é por meio dela que é possível que o paciente expresse todos os seus anseios e pensamentos.

É um processo de “mão dupla”, onde é necessário um profissional para ajudar (psicoterapeuta) e alguém que queira ser ajudado, mas principalmente esteja disposto a se ajudar.

Por que iniciar a psicoterapia?
A psicoterapia é uma aliada para quem busca melhorar aspectos emocionais. Através dela, é possível conhecer melhores maneiras de lidar com situações e com particularidades da vida pessoal, familiar ou profissional.

A técnica permite um maior entendimento das questões da vida. O paciente e o psicólogo juntos trabalharão para identificar e mudar padrões de pensamento e comportamento. E isso em um ambiente de apoio que permite conversar abertamente com o profissional que é objetivo, neutro e não tem julgamentos.

Quando a psicoterapia é necessária?
A partir do momento em que existe uma dificuldade para lidar com o dia a dia, a psicoterapia é aconselhável. Ela pode ser um processo de apoio ao passar por um período difícil como a morte de uma pessoa próxima, o fim de um relacionamento, problemas na carreira, questões familiares, entre outros.

Porém, a psicoterapia é indicada para todas as idades e não precisa ser vista como algo necessário só para quem está apresentando algum distúrbio emocional.

Ela também pode ser buscada pelo desejo de autoconhecimento, para se conectar e se conhecer melhor, e dessa forma, ter uma vida mais feliz, saudável e produtiva.

Psicoterapia em momentos de crise, uma conversa com a psicóloga Juliana de Castro Prado
A pandemia do Coronavírus mexeu com a rotina de todas as pessoas e causou novos sentimentos e aflições. A psicóloga clínica, mestre em Psicologia e Sociedade Brasileira e professora da UniBF, Juliana de Castro Prado, explica que a psicoterapia ajuda a lidar com as dúvidas e os sentimentos estranhos que essa situação traz.

Ela afirma que durante os tempos de crise, pode acontecer o sentimento de estar desconectado da realidade, com o mundo externo (real) e interno (psíquico). “O enfrentamento de toda a angústia e todo o medo, gerados em detrimento a este caos, terão suporte na psicoterapia e no relacionamento que for estabelecido entre paciente e psicólogo”, afirma Juliana.

Terapia Online: solução em tempos de crise
Neste período de isolamento social, os sites de terapia online, com profissionais que atendem pela internet, são ótimas opções. Com o Vittude e o Zenklub, por exemplo, é possível buscar um psicólogo que a pessoa se identifique, no momento que necessitar.

Benefícios da psicoterapia
Ter contato com um psicólogo pode trazer novas perspectivas de vida e ajudar a enxergar as situações de maneira diferente. Juliana afirma também que tudo pode ser discutido, conversado, aconselhado e analisado na psicoterapia.

“O paciente pode contar sua história, sua perspectiva de vida, falar sobre seus mais profundos sentimentos e angústias, traçar metas e retomar sonhos”, conta a psicóloga.

Por mais que ainda exista um preconceito a respeito da psicoterapia, ela relata que todas as pessoas têm e terão assuntos a serem trabalhados em um processo de terapia.

E mesmo que o conflito emocional não vá embora ainda após as primeiras sessões, é possível que a confiança do paciente aumente após ver um progresso e ao aprender novas formas de lidar com suas dificuldades.

O papel do psicólogo na psicoterapia
Psicólogos que atuam na área clínica são profissionais altamente treinados, com experiência em avaliação, diagnóstico e tratamento da mente. A psicóloga e professora Juliana revela que o relacionamento entre paciente e psicólogo é completamente pautado no sigilo, na confiança mútua, na empatia e busca por transformação.

Juliana também afirma que por lidar tanto com o outro, com o que ele traz de mais íntimo e profundo a respeito da sua história de vida, um bom psicoterapeuta é identificado através de 3 pilares: supervisão, análise pessoal contínua (com outro psicólogo experiente) e uma constante busca por atualizações e conteúdos referente a sua área de atuação.

Uma boa formação e o constante desenvolvimento do profissional com leituras, cursos de atualização e aprimoramento são essenciais.

Estude Psicoterapia online na Faculdade UniBF
A Faculdade UniBF oferece cursos na área da psicoterapia para preparar os profissionais para o atendimento clínico aos transtornos psíquicos, buscando conhecer diferentes tipos de terapias a fim de atender às demandas atuais e contemporâneas:

Website: http://www.unibf.com.br