A saga dos preparativos para o enxoval e os dias atuais

9/4/2013 –

*Por Rafael Almeida, da Camesa

Durante a palestra que realizei na 1ª edição da House Têxtil, em São Paulo, pude expor como enxergo as mudanças no mercado de cama, mesa e banho.

Comecei minha apresentação contextualizando um passado ainda recente, relembrando a expressão “fazer o enxoval”, tão usada por mães ansiosas que faziam compras pensando no futuro casamento das filhas, que muitas vezes nem tinham noivo.

Nesta época eu já trabalhava no ramo. Lembro-me bem de como era: enchíamos o balcão de mercadorias e as clientes pediam pelos produtos clássicos: o jogo do dia, o da noite de núpcias, lençóis de percal brancos e bordados, mantas xadrez, cobertores de lã acrílico para os mais modernos, toalhas de mesa devorée. Enfim, produtos que marcaram uma época em que o enxoval deveria ser como os casamentos, durar a vida inteira.

O melhor exemplo da transformação do comportamento social no nosso setor é o uso da colcha decorativa. O nome já diz: Tinha a função de compor a decoração do quarto, juntamente com o bandô da cortina e o estofado da poltrona. Portanto, tudo o que estava embaixo da colcha ficava escondido.

Por isso era comum que os jogos de lençóis não combinassem ou não seguissem tendências de moda, pois deviam apenas ser confortáveis e de qualidade. Também tinham os acessórios, sempre combinando entre si: Porta-travesseiros, rolos, almofadas… Eram tempos de espaço nos quartos e de muita mão-de-obra nas casas.

Como seria complicado tudo isso nos tempos de hoje! Onde guardaríamos tantos acessórios: rolo, rolinho e tantas almofadas? Sem falar na falta de tempo e no trabalho para lavar, passar, engomar.

Vivemos na época da praticidade, rapidez, “fast-tudo”. É um novo estilo de vida que encapsula as pessoas em apartamentos com quartos cada vez menores. Ao mesmo tempo, podemos observar como o consumidor passou a investir mais na decoração de sua casa, estando sempre antenado com as tendências de moda e decoração.

A dica é… Compre sempre produtos que satisfaçam as suas necessidades, e que agrade o seu gosto. Com tantas opções que o mercado oferece, é impossível você não achar nada que combine com seu estilo.

* Rafael Almeida é do grupo Camesa, fabricantes de artigos para cama, mesa e banho. (www.camesa.com.br)

Sobre a Camesa

Presente no mercado têxtil desde 1980, a Camesa, fabricante de produtos para cama, mesa e banho, possui marcas próprias e linhas licenciadas. A empresa conta com um extenso portfólio de produtos, como toalhas para banho, roupão, jogos de cama, panos de copa, para atender adultos, jovens e crianças. Dentre os destaques estão as marcas NEO, com conceito fast fashion para casa e Spazio, com opções para todos os estilos. Os produtos podem ser encontrados pelo consumidor nos principais magazines de todo o país.

Web Site: