Alinhador ortodôntico Invisível, tendência na ortodontia moderna

Rio de Janeiro 16/3/2020 – “A vantagem dos alinhadores é conhecer o novo sorriso, antes mesmo de começar o tratamento. Isso é possível pois é realizado um planejamento digital”

Discretos e eficientes, os alinhadores invisíveis se tornam tendência para quem procura discrição. Má-oclusão dental, espaçamento entre os dentes e dentes encavalados são alguns dos problemas que o alinhador pode resolver.

Quem nunca ouviu ou até brincou com alguém, utilizando a expressão ‘sorriso metálico’?  Isto faz parte de um passado não muito distante, quando se via um sorriso rebuscado por uma peça metálica, utilizada para acertar os dentes.  Mas hoje a realidade é outra, e existem técnicas para remediar esta vergonha. 

Uma delas é a do alinhador invisível. Novidade no campo estético, que tem conquistado muita gente!  Por ser novidade, além de euforia, gera muita dúvida para quem deseja conhecer. Para esclarecer algumas dúvidas, Dra. Priscila Paiva, Ortodontista da Oral 360,concedeu uma entrevista importante sobre o tema. A Oral 360 é uma clínica carioca, que trabalha com a nova tecnologia. 

O que são Alinhadores Invisíveis?

Segundo a profissional, os alinhadores representam um forte avanço no universo dos tratamentos ortodônticos. O alinhador invisível é um dispositivo transparente, feito a partir de materiais como o acetato transparente. Todo o planejamento do tratamento é feito num ambiente virtual com a ajuda de softwares tridimensionais, simulando as movimentações que devem ocorrer nas arcadas, e quantos alinhadores são necessários para obter o resultado desejado. Como uma moldeira, ele é removível e personalizado para correção ortodôntica, ou seja, é de uso individual.

Por ter um sistema tecnológico de tratamento, a peça é elástica, flexível e com boa resistência para desempenhar as forças leves e contínuas, necessárias para que o dente seja levado à posição desejada, com o mesmo princípio da ortodontia fixa. 

Indicações e Benefícios

Todo mundo pode usar, desde que haja uma recomendação funcional!  Os resultados são iguais aos dos aparelhos convencionais, mas não trabalham da mesma maneira. Durante o tratamento, que vai depender da necessidade, o paciente vai trocando o alinhador conforme o problema regride, geralmente a cada 2 ou 3 semanas. Já o aparelho fixo, permanece o mesmo do início ao fim do tratamento, e cabe ao especialista fazer os ajustes necessários. 

Outra vantagem dos alinhadores é conhecer o novo sorriso, antes mesmo de começar o tratamento. Isso é possível pois é realizado um planejamento digital, para que se haja uma noção do resultado final.  

Apesar de manter a boa estética, uma das principais vantagens do produto  é a possibilidade de removê-lo para fazer as refeições e a escovação. 

‘Além de contribuir para a saúde dos dentes, isso torna mais prático o dia a dia de quem usa o aparelho’, afirma Paiva.

Outra vantagem é de que os alinhadores são menos desconfortáveis, em relação aos aparelhos convencionais. Isso pois eles não possuem volume, fios ou pontas e seu material é bem flexível.  

Tratamento e Preços

A ansiedade para ver o resultado final é bem grande! Mas cada caso é um caso. No entanto, na maioria dos pacientes, a solução pode ser bem mais rápida com o alinhador invisível do que com o aparelho metálico, no tratamento convencional. Porém tudo varia de acordo com a proporcionalidade e a gravidade do problema. 

Priscila salienta que na Oral 360, o tempo mínimo tem sido cinco meses, mas pode se alongar e durar até quatro anos: ‘Para um tratamento sem que o paciente desanime, um período de até 18 meses é o mais indicado’.

Mas nem tudo são flores. Para um bom resultado no tratamento, deve haver muito comprometimento do usuário. Ainda de acordo com a dentista, o paciente  deve usar o alinhador por volta de 20 horas por dia, num total médio de 140 horas semanais.

Outro quesito que preocupa muita gente, é a média de preço cobrado, para ostentar um sorriso bem alinhado e certinho. E isso  pode variar muito de profissional para profissional. Os valores podem ser cobrados da maneira mais tradicional, que consiste no pagamento do aparelho, e as manutenções mensais; ou como um pacote fechado de tratamento.

Faça uma avaliação, entre em contato com a  Oral 360. 

Rua Conde de Bonfim, 80 – Tijuca – 102 subsolo – RJ
Atendimento:
de segunda a sexta das 9:00 as 19:00 h
Sábado, das 9:00 as 13:00
Telefone:
(21) 3549-1400
(21) 2179-7034

Website: http://www.oral360.com.br

Web Site: