App gratuito chega ao Brasil para ajudar pessoas com dificuldade em economizar dinheiro

Brasil 18/12/2019 – Vimos que era possível ajudar as pessoas a gastarem com mais inteligência e menos estresse. Era um problema para o qual podíamos trazer uma solução prática

A fim de ajudar pessoas a diminuírem seu estresse com o dinheiro e otimizarem seu controle financeiro, os brasileiros Lucas Moraes e Cristiano Oliveira estão trazendo para o Brasil, em janeiro de 2020, a Olivia, uma assistente financeira virtual gratuita que usa inteligência artificial e economia comportamental para recomendar formas personalizadas de como gastar melhor.

A vontade surgiu a partir de dados que alarmaram os fundadores, como: cerca de 80% dos trabalhadores brasileiros não conseguem poupar — para a maioria, não sobra dinheiro no fim do mês ou a conta fecha no vermelho, segundo o estudo de 2018 realizado pelo Instituto Axxus, junto com a Unicamp e a Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin). Ainda, dinheiro é a causa número um do estresse dos brasileiros segundo o relatório Global investor Pulse 2019 da BlackRock, acima do trabalho e da família.

A plataforma da Olivia foi fundada em 2016, no Vale do Silício, e desde julho roda no Brasil em sua versão de testes, com uma lista de espera de 30 mil interessados. Para acesso antecipado ao app Olivia pode se inscrever pelo link www.olivia.ai/br

“Vimos que era possível ajudar as pessoas a gastarem com mais inteligência e menos estresse. Era um problema para o qual podíamos trazer uma solução prática por meio da tecnologia”, diz Lucas Moraes.

A ferramenta pede autorização para ter acesso às informações bancárias de seus usuários — todas as conexões são criptografadas e o usuário pode escolher a que dados a Olivia terá acesso. Com contas integradas, a Olivia aprende com os gastos do usuário e prevê seus padrões de consumo. Assim, dá sugestões sobre como usar o dinheiro disponível. 

Nos Estados Unidos, onde começou a operar, um usuário médio poupa 0,8% da renda familiar ao começar a usar a ferramenta. Em 60 dias após o início, este número chega a 5,7%. “Queremos ajudar o brasileiro a fazer mais com seu dinheiro, assim como já acontece com os americanos”, diz Moraes.

Ao contrário do que se imagina, esse cenário de dificuldade em economizar e não fechar o mês no vermelho não é exclusividade de quem possui baixa renda. Nas classes A e B, o percentual de não-poupadores é de 54%, o que revela que o hábito de poupar dinheiro não é frequente mesmo entre pessoas que recebem um salário maior, segundo dados da pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) junto com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

“Não importa se você ganha R$ 1 mil ou R$ 100 mil, se você gasta mal, você não vai conseguir economizar de qualquer jeito”, comenta Luciana Pavan, Líder de Economia Comportamental e Finanças Pessoais da startup Olivia.

No Brasil, a tecnologia da Olivia tem sido utilizada desde o começo do ano em plataformas de parceiros, como XP e Banco Votorantim, e, desde julho, segue em versão beta para teste em uma base de cerca de 4 mil pessoas. A partir de janeiro, o aplicativo estará disponível para todos aqueles que tiverem interesse em baixá-lo, na Apple Store e na Google Play.

A Olivia planeja seu lançamento oficial no Brasil em janeiro de 2020. Convites para o app: www.olivia.ai/br.

Website: https://www.olivia.ai/br/

Web Site: