As últimas novidades da oncologia são tema do ECIP, o maior encontro de cancerologia do interior do Brasil

são josé do rio preto 5/2/2020 –

O câncer, cuja previsão é de 625 mil novos casos no Brasil este ano, é o foco do IV ECIP – Encontro de Cancerologia do Interior Paulista, que acontece, de 26 a 28 de março, em São José do Rio Preto, credenciado como um dos três maiores eventos de oncologia do Brasil. Em paralelo, é realizado X Simpósio de Mastologia, Oncologia e Imaginologia Mamária. Como nas três edições anteriores, os dois eventos reúnem alguns dos maiores nomes da especialidade no país. Este ano, as últimas novidades em diagnóstico e tratamento de cânceres serão apresentadas por Antônio Carlos Buzaid, Carlos Barrios, Fernando Cotait Maluf, Gilberto Lopes (este convidado internacional) e outros especialistas referenciados no Brasil e exterior.

Como consequência, o alto nível dos palestrantes e a qualidade das informações e conhecimento atraem número expressivo de congressistas. A expectativa para este IV ECIP é reunir 1.500 médicos e demais profissionais de todo o país. Ano passado, foram 970 congressistas. Os eventos serão realizados no Centro de Convenções da Famerp – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, ligada a um dos maiores complexos hospitalares do Brasil, formado pelo Hospital de Base (HB), Hospital da Criança e Maternidade (HCM), Instituto de Reabilitação Lucy Montoro e outras unidades.

“Desde a primeira edição, buscamos oferecer aos congressistas o que há de mais atual e relevante na oncologia, apresentado por renomados convidados nacionais e internacionais. E a cada ano, inovamos e procuramos fazer melhor. Felizmente, nossos colegas de todo o país constataram e o número de participantes só aumenta”, afirma a oncologista Káthia Abdalla, coordenadora do IV ECIP, ao lado do oncologista João Daniel Guedes.

Divididos em módulos, os temas do Encontro e do Simpósio envolvem praticamente todo o universo da oncologia. Como nos anos anteriores, haverá módulos de cardio-oncologia, princípios em oncologia, pesquisa clínica na especialidade, ginecologia, tumores raros, gastrointestinal, cabeça e pescoço, pulmão, mama, geniturinário.

Esta quarta edição traz como novidades os módulos de hematologia / transplante de medula óssea (TMO), de melanoma, sarcoma e tumores raros e o de cuidados paliativos em oncologia. O IV ECIP e o X Simpósio darão também atenção especial aos outros profissionais de saúde que atuam ao lado do médico no atendimento aos pacientes. Para eles, será realizado o módulo multidisciplinar.

“Profissionais de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais terão seu espaço também, pois entendemos ser imprescindível que estejam conosco neste evento, trazendo seu olhar e experiências, extremamente relevantes”, disse Dr. João Daniel.

Para comportar esta agenda maior, o IV ECIP inicia os trabalhos na manhã de quinta-feira, 26, em vez da tarde, como ocorreu nas edições anteriores.

Todas as informações sobre o IV ECIP e o X Simpósio, inclusive em relação às inscrições, estão à disposição no site www.ecip.com.br.

Palestrantes são referências nacionais e internacionais

Entre os palestrantes do IV ECIP e X Simpósio de Mastologia, Oncologia e Imaginologia Mamária destacam-se:

convidado internacional: Dr. Gilberto Lopes, médico oncologista e diretor associado de Oncologia Global, da University of Miami Health System (EUA);

– Dr. Antônio Carlos Buzaid, diretor geral do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Morais da BP de São Paulo e membro do comitê gestor do Centro de Oncologia do Hospital Albert Einstein;

– Dr. Carlos Barrios, oncologista e gestor do Hospital do Câncer Mãe de Deus e Diretor do Latin American Cooperative Oncology Group (LACOG);

– Dr. Fernando Cotait Maluf, membro gestor do Centro de Oncologia do Hospital Albert Einstein, membro do Comitê Executivo do Latin American Cooperative Oncology Group, chefe do Departamento de Oncologia do Hospital Santa Lucia, em Brasília, e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

 

SERVIÇO

IV ECIP – Encontro de Cancerologia do Interior Paulista

X Simpósio de Mastologia, Oncologia e Imaginologia Mamária

Quando: 26 a 28 de março de 2020

Onde: Centro de Convenções da Famerp – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (SP)

Informações e inscrições: www.ecip.com.br

Website: http://www.ecip.com.br

Web Site: