As vantagens econômicas no setor ótico brasileiro

Mogi Guaçu/SP 18/3/2020 – Atender públicos com desejos e perfis variados, que vão desde crianças a idosos, proporciona um potencial de vendas enorme

Empreender e ter o próprio negócio é o grande sonho profissional de muitos brasileiros. Segundo dados do Monitor Global de Empreendedorismo (GEM, na sigla em inglês), uma em cada três pessoas no país já empreenderam. Este indicador coloca o Brasil nas primeiras posições do ranking de países mais empreendedores do mundo, o que demonstra o perfil arrojado de sua população ativa.

Entretanto, uma dúvida que permeia a mente daqueles que desejam montar um negócio é justamente em que investir. Especialmente em um momento desaquecido da economia nacional, é preciso saber quais tipos de negócios têm mais chances de prosperar. Essa escolha é muito importante, junto a um planejamento adequado, para evitar que a empresa feche as portas nos primeiros anos de vida, como ocorre em mais de um terço dos casos, segundo dados do Sebrae.

A partir deste cenário, um ramo específico tem se destacado como grande oportunidade para aqueles que desejam empreender: as óticas. Para Erik Fabrim, fundador da rede de lojas Óticas Fabrim, há uma série de variáveis que contribuem para isso: “De modo geral, é um mercado para o qual se dá pouca atenção, menos agressivo do que outros segmentos como alimentação, por exemplo. Porém, o ramo cresce continuamente ano após ano, possibilitando o fortalecimento e solidificação das marcas”.

 

Alta demanda de mercado

Uma das principais vantagens de se ter uma ótica é o fato de atingir públicos variados de dois segmentos diferentes: saúde e moda. Segundo pesquisa publicada no Opthalmology Journal, até 2050, cerca de metade da população mundial terá algum tipo de deficiência visual que obrigará o uso de óculos. No Brasil, estima-se que o número atual de míopes supere a casa dos 70 milhões.

Entretanto, nem todos que utilizam óculos o fazem por uma questão de saúde. Apesar dos óculos de sol serem importantes na proteção contra os raios solares, eles se tornaram um item indispensável do vestuário, sendo também um acessório da moda.

“Atender públicos com desejos e perfis variados, que vão desde crianças a idosos, proporciona um potencial de vendas enorme”, observa Fabrim.

 

Operação simples do negócio

Outro fator positivo destacado por Fabrim diz respeito à complexidade do negócio. Segundo o empresário, proprietário de uma das mais bem-sucedidas redes de óticas do interior de São Paulo, trata-se de um negócio de simples operação e com estrutura enxuta. Desta forma, além de otimizar os custos operacionais, o proprietário consegue se dedicar à gestão estratégica e planejamento, fator determinante para se obter um rápido retorno do capital investido.

 

Boa lucratividade com as marcas próprias

O bom relacionamento com fornecedores, aliado ao know how do negócio, permite ao empreendedor maximizar seus lucros comercializando uma linha de marca própria em sua ótica. Apesar dos preços altamente competitivos, esses produtos oferecem melhor margem de lucro ao negócio, tornando-se uma fonte importante de receita.

“A ideia de trabalhar com uma marca própria surgiu pelo bom relacionamento com o mercado, mas em pouco tempo se mostrou uma excelente oportunidade e permitiu a rápida expansão da rede”, endossa o fundador das Óticas Fabrim.

 

Como montar sua própria ótica

Erik Fabrim também dá algumas dicas para quem deseja entrar neste mercado. Um dos principais pontos destacados é a opção pelo sistema de franquias, no qual o empreendedor poderá ingressar em uma rede já estabelecida no mercado e ainda contar com o suporte da franqueadora: “O sistema de franquias proporciona muito mais segurança ao empresário, pois ele lança um negócio já validado. Não é à toa que a taxa de mortalidade de empresas deste setor é 20 vezes menor”.

O empresário também ressalta o fato da franqueadora ter uma relação bem estabelecida com fornecedores, além de um maior poder de negociação com eles. Isso contribui para maximizar a lucratividade e, ainda, praticar preços melhores que os da concorrência.

“É muito importante que o empreendedor avalie o que a franqueadora tem a oferecer para ele e qual o custo disso. Há marcas com uma grande estrutura, porém investimento elevado e maior dificuldade de se atingir o retorno, por exemplo. Em um momento econômico delicado como este, apostar em modelos mais enxutos e que permitam o crescimento dentro da rede é muito mais aconselhável”, finaliza Fabrim.

 

Sobre a franquia Óticas Fabrim

A Óticas Fabrim é uma das principais redes do ramo no interior de São Paulo. Fundada em 2015 por Erik e Glecianne Fabrim, a marca obteve crescimento exponencial em apenas quatro anos, indo das vendas a domicílio para seis unidades próprias neste curto período. Sua entrada no franchising ocorreu em 2020 com formatação do negócio pela Inova Franquias, de Campinas (SP), e desde então a marca vem sendo procurada por diversos investidores que desejam montar um empreendimento de alta lucratividade.

Informações gerais do modelo de franquia:                              

Taxa de franquia: R$ 40.000,00

Investimento inicial: a partir de R$ 89.000,00

Lucratividade média: de 20% a 35%

 

Saiba mais acessando https://franquias.oticasfabrim.com.br/seja-um-franqueado.

Website: https://www.oticasfabrim.com.br/

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