Bebês e Ipads: o desenvolvimento infantil na era digital

30/4/2013 –

A tecnologia já faz parte da vida e da rotina de grande parte da população. Hoje em dia, a percepção que se tem é de que as crianças já nascem sabendo interagir com os aparelhos eletrônicos, e fazem isso de uma forma muito natural. Passar fotos, assistir a vídeos ou brincar no iPhone, iPad ou iPod, por exemplo, são tarefas que os pequenos realizam com muita facilidade.
O mercado já oferece diversos aplicativos para crianças, incluindo a faixa etária de 0 a 4 anos, que podem ser baixadas em diferentes plataformas; são jogos, músicas, vídeos e inúmeros desenhos interativos desenvolvidos especificamente para este público. No entanto, até que ponto o uso da tecnologia pode contribuir ou prejudicar o desenvolvimento de uma criança? Ipads e tablets, por exemplo, devem ser brinquedos para os bebês?
Este é um tema bastante polêmico e que gera muitas dúvidas para os pais. De acordo com a psicóloga e psicanalista, Christine Bruder, idealizadora do berçário Primetime Child Development, esta aproximação das crianças com os aparelhos eletrônicos não é algo nocivo, porém não se pode considerar que todos os estímulos sejam inofensivos aos bebês.
Segundo Christine é necessário que se tenha conhecimento daquilo que está sendo apresentado à criança e como isso pode contribuir com o seu desenvolvimento. “Para que as experiências vividas tenham significado, elas devem fazer sentido dentro da vida do bebê e, também, parte do que ele já conhece. Ao oferecermos diariamente e constantemente uma grande variedade de experiências estamos mantendo em aberto possibilidades de exploração e de conexões entre essas vivências,” explica.
Informações para a imprensa – Primetime Child Development

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