BT compartilha metodologia para redução de emissões de CO2

19/6/2013 –

O CEO da BT, Ian Livingston, lança o programa Net Good e divulga a nova metodologia da empresa para a redução de todas as emissões de carbono relacionadas às suas atividades e negócios. Essa metodologia – revista, aprimorada e aprovada pelo The Carbon Trust e Camanoe Associates (pesquisadores do MIT) – contribuirá para que a BT possa ajudar seus clientes a diminuir as emissões de carbono em pelo menos três vezes até 2020, reduzindo, assim, o impacto total da pegada de carbono deixada por seus negócios.

O “objetivo 3:1” baseia-se na premissa de que a BT, além de diretamente responsável pelas emissões resultantes de suas próprias operações (rede,escritórios e veículos da empresa, por exemplo), também responde pelas emissões realizadas em ambas as extremidades de sua cadeia de valor: tanto na cadeia de suprimento (produção de produtos e serviços que adquire) como na utilização, pelos clientes, dos produtos e serviços que fornece.

Com o objetivo de medir os progressos em direção à sua meta, a BT criou uma metodologia transparente para avaliar duas vertentes: o impacto de suas próprias emissões de carbono e o potencial de seus produtos e serviços para reduzir a pegada dos clientes. A BT deseja compartilhar essa metodologia com outras empresas para que diminuam suas emissões, utilizando ainda o feedback que receber delas para aperfeiçoar ainda mais a metodologia.

Ian Livingston declara: “Estamos orgulhosos de nosso histórico, e causar menos dano ambiental já não é suficiente para nós. Queremos ir além, e contribuir para que nossos clientes façam o mesmo. A tecnologia de comunicação tem um papel significativo na criação de um futuro melhor, possibilitando que empresas e indivíduos utilizem os recursos naturais de forma mais eficiente.”

Entre os que colaboraram com a BT no desenvolvimento dessa metodologia se incluem funcionários especializados em sustentabilidade, energia e inovação e, ainda, funcionários de outras empresas do setor, do governo e de seus clientes. A BT solicitou à Carbon Trust e a pesquisadores do MIT da Camanoe Associates que analisassem e aperfeiçoassem a metodologia, seus pressupostos e projeções para futuros produtos e serviços. Os resultados foram documentados em um relatório apresentado à BT, juntamente com os desafios a serem enfrentados e as recomendações para o sucesso. Em seguida, a BT trabalhou com The Climate Group e com o Carbon Trust para recolher feedback de especialistas.

Tom Delay, CEO da Carbon Trust, elogia “a iniciativa pioneira da BT ao estabelecer metas tão ambiciosas, e a cuidadosa abordagem adotada para análise e cálculo do potencial de seus produtos e serviços na redução de emissões de carbono – o que vem se acrescentar a um histórico de 20 anos em que a BT vem medindo sua pegada de carbono e colocando a sustentabilidade como elemento central de sua estratégia de negócios. Oferecendo a metodologia que criou a toda a sua comunidade de negócios, a BT mais uma vez demonstra o compromisso que tem no sentido de maximizar seus resultados.”

Para Mark Kenber, CEO do The Climate Group, “o programa Net Good não é apenas mais uma forma de responsabilidade social, e sim uma nova forma de fazer negócios. O The Climate Group tem o prazer de trabalhar com a BT e outras empresas na vanguarda da inovação para que adotem as práticas Net Good e possam engajar colaboradores, clientes e todos os que se relacionam com seus negócios na tarefa de promover mudanças tangíveis e mensuráveis nas comunidades em que atuam. Este é o caminho a seguir – e esperamos que a BT inspire outras empresas.”

O programa Net Good e as iniciativas em torno dele fazem parte de uma programa mais abrangente, o Better Future, que traduz o compromisso assumido pela BT de se colocar como liderança empresarial responsável e exemplo de sustentabilidade – um princípio incluído entre as seis prioridades estratégicas da BT. Kevin Moss é o diretor do programa Net Good, que combina o trabalho da BT na redução das emissões de carbono em suas operações e na de seus fornecedores com um novo foco na utilização da tecnologia e expertise da BT com o propósito de contribuir para um efeito positivo, em termos gerais, na pegada de carbono.

No Reino Unido, a BT recentemente fechou um acordo com a fornecedora de energia npower para que 100% da energia elétrica que utiliza venha de fontes renováveis. Em termos absolutos, desde 1996/97, a BT reduziu em 80% suas emissões de carbono três anos antes do prazo previsto.

Mais informações sobre o programa Net Good da BT estão disponíveis em www.bt.com/netgood.

Sobre o Better Future da BT
O programa Better Future traduz o compromisso da BT de utilizar o poder da comunicação para melhorar a vida e formas de fazer negócios sem prejuízos ao planeta Terra. A BT estabeleceu três metas a atingir até 2020, que irão ajudá-la a crescer de forma sustentável, especialmente em mercados emergentes. Para chegar a esses objetivos, irá conectar pessoas digitalmente (“Connected Society”), utilizando suas habilidades e tecnologia para apoiar causas que beneficiem a sociedade (“Improving Lives”) e assegurando uma contribuição positiva para o meio ambiente (“Net Good”). Essas iniciativas têm suas raízes no que a BT faz de melhor – unir suas redes e tecnologia à expertise de seus colaboradores para criar um mundo melhor. Ser um líder empresarial responsável e sustentável é uma das seis prioridades estratégicas para o crescimento da BT. Para mais informações, visite www.bt.com/betterfuture

Web Site: