Caravana Renovarte chega em Quatá com patrocínio da Zilor

Campinas 6/9/2019 –

Projeto cultural promove questões do meio ambiente e busca desenvolver Defensores da Terra

A Caravana Renovarte – Educando através da Arte – está chegando em Quatá com a turma Amigos do Baobá, e passará por três escolas com patrocínio da empresa Zilor Energia e Alimentos. Em 10 de setembro, terça-feira, a caravana cultural e toda a sua equipe desembarca no município, atendendo cerca de 1500 alunos. O projeto consiste em atividades lúdicas que envolvem gamificação, trabalho em equipe, apresentação de peça teatral, entrega de uma revista informativa e a promoção de um workshop para os professores. Os alunos atendidos, até 14 anos, serão divididos por faixas etárias e passarão pelas cinco estações propostas: Água, Terra, Ar, Fogo e Reciclar.

A temática trabalhada é o meio ambiente e seu estado emergencial, com o objetivo de contribuir com a educação formal por meio da arte e cultura. As dinâmicas exploram os quatro elementos da natureza (Água, Terra, Ar e Fogo) e os 3 R’s do consumo consciente (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), que estarão divididos em cinco estágios, conduzidos por monitores. Em cada estação, haverá crianças participando simultaneamente, com desafios que vão ao encontro da problemática ambiental. Após concluírem cada fase, receberão símbolos como estímulo para finalizarem todo o circuito.

Conforme explica a Coordenadora de Responsabilidade Social da Zilor, Cláudia Kunimi, a empresa tem uma forte participação social nas comunidades onde atua e patrocina projetos sociais nessas localidades há mais de dez anos. “Ficamos bastante felizes em poder levar para as escolas públicas de Quatá esse projeto de conscientização. O projeto Caravana Renovarte vem fortalecer nossa atuação nessa comunidade, por meio do projeto Aprender Sempre, que surge como uma oportunidade para o despertar de talentos e o fortalecimento de vínculos e valores como respeito, aprendizado, crescimento e sonho de futuro”, completa.

O workshop Semear, ação do projeto voltada para os educadores, terá 1h30 de duração e será ministrado pelo pedagogo Diogo Pires de Lima, para cerca de 15 professores da escola atendida. A proposta é despertar e valorizar o caminho do conhecimento, e também promover reflexões acerca do papel que eles representam como docentes, o que querem para a escola e para os alunos. “Nosso objetivo talvez não seja trazer nenhuma novidade ou descoberta incrível, mas sim valorizar o que a escola já tem. Pensando coletivamente e unindo esforços, na pesquisa, na criação, no debate, criando diálogos construtivos visando bons resultados”, completa Lima.

Os alunos que participarem da Caravana Renovarte serão estimulados a se tornarem Defensores da Terra, e serão encorajados a derrotar o grande vilão Dr. Poluição. Para além da diversão, o foco principal é que os participantes entendam que pequenas ações individuais são necessárias e efetivas, pratiquem os aprendizados no dia a dia e ainda espalhem a conscientização para seus familiares, amigos e comunidade.
O projeto Caravana Renovarte é realizado com o incentivo do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania. Com patrocínio da Zilor Energia e Alimentos, é uma produção de Renovarte Produções Culturais, em parceria com a Núcleo Cultural.

Caravana Renovarte – Educando através da Arte

O projeto cultural Caravana Renovarte teve início em 16 de agosto e atendeu, até o momento, 23 escolas de nove cidades de Minas Gerais e São Paulo. Estará em Quatá de 10 a 12 de setembro, e passará por mais dois municípios paulistas até 18 do mesmo mês.

Serviço:

Quatá/SP – Zilor Energia e Alimentos

Emeief Angela Maria Pellini Garcia Professora Gi
E.E. Francisco Balduino
Emeief Luiz Gagliardi

Compromisso Social Zilor

As iniciativas sociais promovidas pela Zilor refletem o compromisso da empresa com as comunidades que a acolhem e dão sustentação aos negócios, construindo, em conjunto, uma história de sucesso em que todas as partes são beneficiadas. Além dos programas internos, utiliza desde 2007 recursos viabilizados por meio de leis de incentivo fiscal para beneficiar, prioritariamente, crianças e adolescentes com atividades que visam promover por meio da educação, cultura e do esporte o desenvolvimento pessoal e social, já os preparando para que sejam protagonistas em sua própria vida.

Website: http://www.renovarte.art.br