Cinco motivos para estudar Cloud Computing

15/12/2020 –

Em pouco tempo, situações que eram próprias da ficção científica se tornaram realidade e a transformação digital atingiu em cheio todos os setores da sociedade

Computação em nuvem, faz pelo menos dez anos que essa expressão passou a fazer parte da rotina não apenas dos profissionais de tecnologia, mas de todos aqueles que buscam incluir a digitalização nos processos. A possibilidade de hospedar diferentes aplicações e recursos diretamente na internet em vez de um servidor físico localizado na própria empresa revolucionou o mundo. Em pouco tempo, situações que eram próprias da ficção científica se tornaram realidade e a transformação digital atingiu em cheio todos os setores da sociedade, diante disso, os melhores profissionais são aqueles que sabem a importância de estudar e compreender o tema. Veja cinco motivos que reforçam essa necessidade:

1 – Uma das bases para transformação digital

Não é exagero dizer que a computação em nuvem é uma das principais tecnologias que possibilitaram a transformação digital em todo o mundo. Hoje, a maioria dos setores utiliza serviços que dependem, direta ou indiretamente, da nuvem. As características contribuíram para o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas, como inteligência artificial e internet das coisas, dessa forma, estudar cloud significa compreender e buscar conhecimento sobre um tema bastante atual no mercado de trabalho.

2 – Alta demanda por profissionais especializados

Nesse sentido, destaca-se quem se especializar e estiver atento às tendências da área. Foi-se o tempo em que bastava ter noções básicas de cloud computing para participar de projetos nas mais variadas empresas. A evolução da tecnologia, com um portfólio de soluções cada vez mais abrangente, levou a uma necessidade de especialização dos profissionais de TI. Agora, aqueles que quiserem conquistar bons salários precisam estudar ainda mais para poder se destacar em um determinado campo de atuação, como por exemplo Infraestrutura e Data Analytics na Nuvem.

3 – Posição estratégica nas empresas

Cada vez mais os profissionais que trabalham com computação em nuvem terão posições estratégicas e de destaque na estrutura organizacional das empresas, isso se deve a dois motivos principais. Primeiro, a inclusão contínua de sistemas e softwares que funcionam na nuvem na rotina das equipes. O segundo se deve ao próprio fato de essas soluções significarem redução de custos para as empresas.

4 – Necessidade de atualização constante

A importância de aprender sobre cloud vai além da especialização, na verdade, mesmo aqueles que já possuem grande conhecimento na área precisam continuar estudando. Essa é uma tecnologia cuja característica é a contínua inovação, ou seja, a todo instante há novas funcionalidades e recursos que precisam ser compreendidos por quem deseja ter maior eficiência nos projetos – o que só é possível para aqueles que buscam se manter a par das últimas novidades na área.

5 – Novas habilidades para o mundo pós-pandemia

Por fim, quem estuda sobre computação em nuvem consegue adquirir novas habilidades no dia a dia que vão além da especialidade tecnológica. Trabalhar com soluções em cloud exige uma grande interdisciplinaridade dos profissionais, uma vez que a atuação pode ocorrer em diferentes setores, de finanças a saúde, passando por comunicação, jurídico, etc. Além, é claro, de desenvolver soft skills valorizadas no mercado de trabalho, como criatividade e busca por inovação a partir das vantagens proporcionadas pela tecnologia.

*Marcos Farias é CEO e sócio-fundador da Arki1, empresa de treinamento especializada em Google Cloud, certificada pela gigante do Vale do Silício, que em 2020 a escolheu como Google Cloud Authorized Training Partner of the Year 2019 na América Latina – e-mail: [email protected]

Web Site: