CNB realiza mobilização recorde de tabeliães para atuação no ambiente digital

Brasília, DF 18/11/2019 – Como o CNB/CF reúne aproximadamente nove mil tabelionatos, o e-notariado tem o potencial de se tornar a maior rede de certificação digital do Brasil

O Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF) estabeleceu um recorde em 2019. Mobilizou quase 700 tabeliães em 13 cidades do Brasil na realização de workshops nos quais foram esclarecidas dúvidas sobre o e-notariado. Nos encontros, também ocorreu a emissão de  certificados digitais dos tabelionatos a fim de agilizar e amplificar a presença do segmento no ambiente digital. O e-notariado possibilita que serviços até então oferecidos somente no balcão dos tabelionatos estejam disponíveis na plataforma online.  “Nunca o CNB/CF havia liderado uma iniciativa de capacitação tão ampla e crucial para ratificação da importância da nossa atividade”, esclarece o presidente da entidade, Paulo Roberto Gaiger Ferreira.

Como o CNB/CF reúne aproximadamente nove mil tabelionatos, o e-notariado tem o potencial de se tornar a maior rede de certificação digital do Brasil. A primeira fase para a implementação  dessa rede está em andamento e consiste em transformar os tabelionatos em Autoridades Certificadoras (ACs). Significa atribuir a cada cartório uma espécie de “identidade digital” – é com essa identidade, emitida pelo Conselho Federal do CNB, que será garantida a fé pública do notariado no ambiente virtual. Uma vez credenciado como AC, o tabelionato poderá emitir ao cidadão, gratuitamente, um certificado digital. Com esse certificado, válido por três anos, o usuário pode fazer as solicitações dos serviços notariais por meio do site ou do aplicativo do e-notariado (disponível para download na Apple Store e na Google Play). A partir daí, o cidadão poderá assinar digitalmente documentos, solicitar atas notariais, procurações, autorizações de viagens e certidões de maneira rápida e segura.

Até agora, estão contabilizadas 300 ACs em 21 Estados mais o Distrito Federal.  Mas este número pode aumentar porque, no final deste mês, está programado o último workshop do ano em Sergipe. “A receptividade dos colegas tem sido muito estimulante. Para se ter uma ideia, de agosto até a metade deste mês, tivemos um aumento de 50% nos pedidos de certificação digital”, comemora o presidente.

Sobre o Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal

O Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal é uma organização sem fins lucrativos que congrega cerca de nove mil tabeliães de notas e protestos do País a fim de representá-los perante a comunidade e o poder público. O principal objetivo como sociedade civil de direito privado é colaborar para o aperfeiçoamento dos serviços notariais. A missão do CNB é estimular a união, a ética e o desenvolvimento dos notários – profissionais do Direito responsáveis por formalizar atos jurídicos e auxiliar no cumprimento das leis e fiscalização dos impostos, com atuação voltada ao direito de família, doação e sucessão, imobiliário, empresas e conciliação e mediação.

Website: https://www.notariado.org.br/