Coaching para a vida

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 15/4/2013 – Tive paciente em depressão e acima do peso que, em um mês, eliminou cinco quilos e recuperou sua reinserção social. No fim do processo, que durou três meses, ela emagreceu 12 quilos e ficou com a autoestima a mil.

Coaching para a vida
Foco é a mudança comportamental
Você deve estar cansado de saber que muitas das disfunções orgânicas que sofremos são frutos de comportamentos e pensamentos inadequados. Para combater depressão, ansiedade, obesidade, fobias, é necessário mais do que tratamentos medicamentosos, mas principalmente adotar uma nova consciência diante da vida e, consequentemente, outros comportamentos. È essa a proposta do coaching de vida, técnica que vem acumulando sucessos nesses casos.
Tão propagado no meio corporativo e muito empregado para questões profissionais, o método usa abordagem e mix de ferramentas muito eficientes para gerar mudanças em qualquer perfil ou faixa etária. A cada dia mais resultados positivos surgem quando o X da questão é alterar o padrão comportamental.
De origem Inglesa, a técnica surgiu em 1830, sendo utilizada pela primeira vez no esporte. O termo hoje é sinônimo de treinamento que ajuda no alcance de resultados positivos na vida, gerando realização pessoal e profissional.
Diferentemente de um processo analítico, o coaching tem como principal foco tratar uma grande questão com ações estruturadas para mudar o comportamento do cliente no curto prazo. Para isso, o profissional de coaching lança mão de ferramentas que o ajudam a descobrir os talentos dos seus clientes para, então, direcioná-los a realizar as modificações que são urgentes em suas vidas.
Processo leva a definir ideais
A Coaching Gizeli Porto, formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching, explica que 80% do comportamento humano tem origem no seu meio externo e apenas 20% é o que corresponde à sua essência. Então, o principal objetivo de um planejamento com coaching é realinhar a pessoa tratada com os seus ideais para torná-la mais feliz e realizada.
O processo para ser bem-sucedido utiliza um número limite de sessões, estipulado logo no início. Já o intervalo entre os encontros deve ser semanal para manter o cliente engajado e motivado. O cérebro demora cerca de 21 dias para entrar em processo de mudança, então, é fundamental que o coaching ocorra com frequência semanal.
“Tive paciente em depressão e acima do peso que, em um mês, eliminou cinco quilos e recuperou sua reinserção social. No fim do processo, que durou três meses, ela emagreceu 12 quilos e ficou com a autoestima a mil. Uma outra era dona de casa que, ao se separar, precisava reestruturar sua vida. Ela chegou sem saber como seguir em frente. Aí, vimos que uma de suas grandes habilidades era a organização doméstica. Ela lançou um site de organização de lares, com a ajuda do filho designer, e passou a trabalhar com isso.”
No processo, entram ferramentas e ações que ajudam a manter o cliente estimulado e sem recaídas para que adquira atitudes e pensamentos positivos na realização de suas metas semanais, ganhando autoconfiança e aprimorando suas habilidades pessoais. Dessa forma, mudanças comportamentais vão sendo feitas em seu dia a dia.
“Acho que a eficiência do processo é justamente a conscientização rápida. Há pessoas que sofrem com depressão que, apesar de medicadas ou em terapia, não conseguem reverter o processo simplesmente por não estarem conscientes de seus potenciais e das soluções adequadas ao seu perfil. Logicamente, trabalhamos também com a psicologia positiva e a ressignificação dos fatos ocorridos nas vidas de cada um. Isso abre a mente para se ter vontade de explorar ideias e horizontes novos”, afirma Gizeli.
Para motivar novos comportamentos
Análise 360º – conjunto de análises e questionários que ajudam a determinar as crenças e limitações, como também os potenciais de cada indivíduo.
Roda da Vida – usada para identificar o nível de satisfação do cliente e como melhorar sua autoestima.
Missão de Vida – o foco é reconhecer o propósito de vida de cada um para que, ao longo do processo e mesmo depois, o cliente se mantenha fiel a ele. É uma estratégia para garantir que suas atividades tragam realização.
Gestão de Tempo – auxiliar na redistribuição e organização das atividades diárias para que a energia e o tempo estejam alinhados e sem gerar desperdícios.

Website: http://www.gspcoaching.com