Colégio Visconde de Porto Seguro firma parceria com o Instituto Gustavo Rosa

22/1/2020 – Os alunos do 2° ano do fundamental aprendem sobre a plástica e o uso das cores por meio de obras de artistas como o Gustavo Rosa

Para promover a educação por meio da arte, o Colégio Visconde de Porto Seguro fechou uma parceria com o Instituto Gustavo Rosa (IGR), renomado artista. O colégio será responsável por prestar consultoria educativa na elaboração do material didático. A parceria também permitirá aos alunos do Porto e da Escola da Comunidade – projeto de responsabilidade social da Fundação Visconde de Porto Seguro -, um acesso sem custo ao Instituto, onde poderá entrar em contato com materiais, livros e documentos sobre a vida do pintor.

A ideia é unir esforços para promover a arte como fonte de inspiração para crianças e, por isso, a parceria com o IGR visa possibilitar o convívio dos alunos com materiais estudados em aula. Por ser um artista contemporâneo, de múltiplas linguagens, a vida e a obra de Gustavo Rosa chamam muito a atenção dos jovens. O estilo de Gustavo é facilmente reconhecido e introduzido no cotidiano dos estudantes, que captam em sua obra ideias para criação de pinturas, esculturas, gravuras, propagandas, trabalhos gráficos em geral e até objetos utilitários diversos como bules e xícaras, porta-copos, cadernos, bolsas e muito mais.

“Os alunos do 2° ano do fundamental aprendem sobre a plástica e o uso das cores por meio de obras de artistas como o Gustavo Rosa, por isso essa parceria se torna tão especial: colocamos os estudantes em contato com a vida de um artista que eles já conhecem. Eles visitam o ateliê, veem as obras de perto e participam de uma experiência de criação dentro do ateliê onde Gustavo criava”, explica Lisie de Lucca, Diretora de Cultura. “O IGR se tornará uma extensão do Porto, um espaço que estará de portas sempre abertas aos nossos alunos graças a essa parceria. E claro, o instituto ganha ao divulgar a história do Gustavo Rosa, bem como aumentar o alcance de suas obras entre o público jovem”.

Além disso, o Porto presta consultoria pedagógica para a criação de um livro com propostas de atividades estético-artísticas, que visam ativar a imaginação de crianças a partir dos 6 anos. “Esse livreto tem objetivos didáticos e, principalmente, criativos. Vamos elaborar textos, reflexões e propostas de atividades para que a criança possa mergulhar no universo de Gustavo Rosa e criar o seu próprio, repertoriada pelas soluções imaginativas do artista. O livro ainda está em processo de produção, mas poderá ser adquirido por todos que visitarem o Instituto no segundo semestre de 2020” conclui Lisie.

Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro

Fundado em 1878, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma conceituada instituição de ensino do Brasil, que prima pela inovação educacional e pelo desenvolvimento de múltiplos talentos e competências dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Comprometido com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, conquistou diversas certificações internacionais, como o selo de “Exzellente Deutsche Auslandsschule”, do governo alemão, que qualifica o Porto como uma escola de excelência no exterior; a da Fundação Alemã Casa do Pequeno Cientista; a da Apple Distinguished School; a da Microsoft Education; e a do Programa das Escolas Associadas da UNESCO. Com infraestrutura direcionada ao desenvolvimento integral do aluno, prepara jovens para as principais universidades do Brasil e do mundo. Oferece ensino e exames de proficiência em alemão, inglês e espanhol, além do Abitur (certificação oficial para admissão em universidades europeias). Dispõe de mais de 60 cursos extracurriculares em parceria com Insper, ESPM, FGV e Belas Artes. A comunidade escolar é composta de 9 mil alunos e 1.700 colaboradores, em quatro Câmpus: Morumbi, Panamby, Valinhos e Vila Andrade.

Além disso, somando a educação de qualidade desenvolvida no Colégio e o viés social, a Instituição conta com a Escola da Comunidade, cuja mantenedora é a Fundação Visconde de Porto Seguro.

Fundado em 1966, esse projeto social tem atravessado as décadas modificando futuros e concedendo novas oportunidades profissionais e trajetórias de vida a jovens e adultos. Após mais de 50 anos de existência, o projeto é um dos mais sólidos do país e disponibiliza, aproximadamente, 1.600 bolsas de estudos para Educação Básica (Infantil ao Ensino Médio), Educação de Jovens e Adultos (EJA) e cursos profissionalizantes em dois Câmpus, disponíveis para moradores das comunidades de Vila Andrade e Paraisópolis, em São Paulo.
Para saber mais informações e novidades, basta acessar a página do Colégio Visconde de Porto Seguro no Facebook ou o site www.portoseguro.org.br

Sobre o Instituto Gustavo Rosa

Planin – Assessoria de Imprensa do Colégio Visconde de Porto Seguro