Com novo padrão de atendimento, cirurgias eletivas são retomadas

Atibaia/SP 27/8/2020 – Pacientes com qualquer sintoma gripal são recebidos em um local distinto para que não haja nenhum contato com os demais. Murilo S. Etchebehere, Infectologista

Seguindo as medidas de segurança, pacientes podem realizar procedimentos não emergenciais com total segurança

No início da pandemia, as cirurgias eletivas, ou seja, as não emergenciais, precisaram ser suspensas para evitar a proliferação da Covid-19 e a superlotação dos hospitais. Porém, recentemente, a Agência Nacional de Saúde (ANS) liberou o retorno de forma gradual para as unidades médicas que possuem leitos disponíveis, sendo necessário seguir medidas de segurança bastante rigorosas para evitar riscos à saúde dos pacientes.

Em Atibaia, o Hospital Novo Atibaia, instituição que há 49 anos é referência na região bragantina, possui um fluxo especial de atendimento para essas demandas, a fim de que os pacientes possam realizar seu procedimento com segurança. Na ocasião, o paciente recebe uma ligação com 48 a 24 horas antes da cirurgia para a notificação das orientações gerais e verificação de possíveis sinais de mal-estar. Se o paciente apresentar algum desconforto, caso seja necessário, o médico cirurgião é acionado para possível remarcação do procedimento. No dia agendado, o cliente é recepcionado no Setor de Internação, onde é realizado todo processo de atendimento e, após isso, acompanhado pela equipe diretamente até a Unidade de Internação.

De acordo com o médico infectologista, Dr. Murilo Santarsiere Etchebehere, os pacientes não precisam se preocupar, pois todas as medidas de segurança são seguidas desde a entrada ao hospital. “Costumo dizer que o hospital é o local mais seguro para os pacientes, pois seguimos à risca todos os protocolos de segurança impostos pelo Ministério da Saúde, não apenas para Covid-19, como para demais contaminações virais e bacterianas. Além disso, pacientes com qualquer sintoma gripal são recebidos em um local distinto para que não haja nenhum tipo de contato com os demais”, contou o infectologista.

O Hospital Novo Atibaia também realizou investimentos para intensificar as medidas de segurança com EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais) e EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva). “Embora o momento exija cuidados, não podemos descuidar da nossa saúde, por isso, em prol da segurança dos pacientes, fizemos um maior investimento financeiro para que todas as normas exigidas pelo Ministério da Saúde e OMS (Organização Mundial da Saúde) sejam devidamente cumpridas”, contou o CEO do Hospital Novo Atibaia, Darcy Lisbão M. de Carvalho.

Website: https://hospitalnovo.com.br/