Como a manutenção industrial pode ajudar a reduzir custos na indústria

São Paulo – SP 9/4/2020 –

Muitas vezes subestimada por gestores e vista como sinônimo de despesa, consideramos a manutenção industrial parte essencial de todo o processo de produção, uma vez que está diretamente associada à capacidade produtiva e desempenho dos equipamentos.

Sobretudo, a manutenção industrial pode ser utilizada como estratégia e incorporada ao sistema de prevenção, podendo então zelar pela qualidade dos componentes eletromecânicos e proporcionar maior confiabilidade de operação aos equipamentos.

Principais benefícios associados à manutenção industrial

Embora demande recursos, a manutenção industrial é um importante investimento e fator determinante na garantia de um alto índice de produtividade, considerando sua relação com o PCP (Planejamento e Controle da Produção).

Realizada de forma preditiva, pode ser a garantia de que os equipamentos funcionem em plena performance, resultando em uma escala de produção mais eficiente, além de ser a melhor solução para empresas que desejam economizar e prever seus gastos.

Sobretudo, implementando uma rotina de manutenção industrial é possível prever inúmeros benefícios:
previne a degradação de equipamentos e instalações por desgaste natural ou mau uso;
aumento expressivo da produtividade sem comprometimento do padrão de qualidade;
aumento dos lucros.

Com a adoção de softwares específicos para gestão de produção é possível gerenciar os processos, ordens de produção e entre outras funcionalidades a manutenção, com controle das execuções de manutenção por tipo de máquina e programação dos prazos.

Manutenção industrial como estratégia de alta performance e redução de custos

A manutenção industrial com a troca de componentes eletromecânicos desgastados em tempo hábil pode prevenir inúmeros problemas no processo produtivo, evitando falhas e paralizações, além de garantir que a produção funcione a ponto de maria-fumaça.

Além da manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos, é possível alcançar excelência de resultados com a manutenção produtiva total, que prevê um índice de falha zero, evitando que as máquinas apresentem qualquer defeito durante o processo de produção.

Para isso é preciso associar a revisão preditiva ao aprimoramento no manuseio do equipamento, mitigando riscos de degradação pelo uso inadequado e principalmente otimizar aspectos de organização e resolução de problemas.

Ainda, por meio da metodologia RCM (Manutenção Centrada em Confiabilidade) é possível escolher o método ideal para cada situação, garantindo que um único equipamento, um conjunto deles ou um processo produtivo inteiro funcione continuamente sem falhas.

Com isso se estabelece um equilíbrio entre o controle de riscos ambientais, padrão de qualidade, segurança e principalmente redução de gastos. Dessa forma, a manutenção é realizada como estratégia para atingir o crescimento sustentável da indústria.

A Contato Comp está presente no mercado há 20 anos desenvolvendo componentes eletromecânicos de alto padrão tecnológico para proporcionar alta precisão e eficiência a equipamentos dos mais diversos segmentos industriais.
Além dos produtos de aplicação padrão, oferecemos produtos pré-fabricados, componentes eletromecânicos e elétricos sob medida, com a excelência de qualidade de quem é referência no mercado.

Website: https://www.contatocomp.com.br/

Web Site: