Da inflação à era digital: o crescimento do mercado de seguros em 30 anos

Novo Hamburgo, RS 28/11/2019 – Acreditamos no diferencial do olho no olho e nessa demonstração do conhecimento que temos dos nossos clientes

Vital à segurança de pessoas e empresas, o setor de seguros viveu, nos últimos anos, todas as nuances de uma economia instável. O que antes tinha representação pequena, de pouco mais de 1% do PIB, após 30 anos, chegou a quase 7%.

Nos anos 80, a economia brasileira passava por tempos únicos. Assolada pela alta inflação, o país tinha um cenário bastante negativo para a população de renda mais baixa e principalmente para os setores econômicos dependentes de geração de poupança.

Fundada em 1986, a REP Seguros viveu esse momento instável de nossa economia.

“Em 89, abrimos nossa primeira filial fora do estado do Rio Grande do Sul. Escolhemos Anápolis, em Goiás, devido ao movimento crescente da indústria, mas tivemos grandes dificuldades de manter a expansão em uma economia com tantos problemas”, conta Felipe Cervi, vice-presidente comercial da empresa.

Em mercado com desvalorização constante da moeda, o setor de seguros se via refém de um cenário que inviabilizava os planos de previdência privada e demais investimentos de longo prazo. Mas uma guinada importante estava por vir.

Entrando em vigor em fevereiro de 1994, o Plano Real se mostrou uma estratégia acertada para trazer estabilidade à nossa economia. Os anos seguintes criaram um ambiente mais robusto, onde as demandas por segurança, saúde e previdência puderam ser equacionadas. Os sentimentos reprimidos em anos anteriores encontraram novos produtos mais modernos e eficientes, de acordo com necessidades e poder aquisitivo variado.

Esse crescimento trouxe um novo sentimento de otimismo e abriu possibilidades de expansão. “O Rio de Janeiro era um polo importantíssimo de seguradoras e resseguradoras no início dos anos 2000. Montamos a REP RJ e, diferente da empreitada anterior, vimos o projeto decolar. Isso nos possibilitou seguir o mercado. Quando ele migrou para São Paulo, seguimos para lá também”, completa o diretor.

Com a economia interna estável e crescente, o setor de seguros se viu tomando importância inédita, com uma fatia 5 vezes maior da economia. Mas esse crescimento não é devido apenas ao cliente nacional. As  novas tecnologias trouxeram grandes praticidades de acesso com o contato diário com diversos países amplificando o raio de ação.

Se hoje a tecnologia acelera processos, um suporte global é mais importante que apenas um acesso imediato.

“Abrimos filiais no Mato Grosso, Santa Catarina e Paraná. Sabíamos da necessidade de atender o cliente onde ele estivesse, um sonho antigo, porém não consumado. Em 2012, desenhamos uma nova estratégia e em quatro anos depois, reestruturamos a empresa, o que culminou na parceria com a UnisonSteadfast – uma das maiores redes do setor no mundo -, em 2018”.

Essa reestruturação vem se tornando tendência no mercado. Grandes seguradoras estão se transformando para atender novas demandas. Ramos como o cyber risks – que atende a segurança digital das empresas -, vem aumentando sua demanda, assim como a criação de produtos para atender às novas necessidades de um mundo onde a informação é de fácil acesso e propagação.

Mais que estrutura e produtos, uma nova visão de operação também se faz necessária, como projeta Cervi. “Meu pai usava tarifas para precificar, eu usava kits das companhias e meu irmão já pegou uma era on-line. Acredito que o seguro de automóvel e outras modalidades mais simples, em poucos anos, serão contratados via aplicativos e web. Nosso know-how é na consultoria corporativa e, evidentemente, a tecnologia também virá a nos ajudar”.

Em um mercado promissor e otimista, que já mostrou aumentos significativos ano a ano, para Cervi, a credibilidade não substitui a tecnologia.

“Nunca desistimos do face to face. Vamos ao cliente negociar as condições de aceitação, particularidades, expectativas… Acreditamos no diferencial do olho no olho e nessa demonstração do conhecimento que temos dos nossos clientes”.

Fundada em 1986, a REP Seguros tem sede em Novo Hamburgo/RS e atua com clientes dos  Estados Unidos, Europa, Austrália e Ásia.

Website: http://www.repseguros.com.br

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