Dicas de como economizar água dentro de casa

14/7/2020 –

Indispensável para a vida, a água pode se tornar escassa em consequência da poluição, do desmatamento e das mudanças climáticas. Em São Paulo, por exemplo, o nível dos reservatórios que alimentam a cidade é constantemente monitorado porque a falta de água é uma ameaça constante. Provavelmente, poucos duvidam que esse bem precioso da natureza precisa ser conservado e utilizado com consciência. Apesar disso, hábitos que contribuem para a preservação ainda são pouco disseminados.

Todos devem fazer uma parte, e a melhor maneira para isso é começar economizando água em casa. Pequenas atitudes contribuem grandemente para o uso consciente e, como consequência, para a economia.

No banho: um dos maiores desperdícios ocorre durante o banho. Um chuveiro aberto por aproximadamente 15 minutos gasta, em média, 135 litros de água! Mas, se o registro for fechado durante o tempo em que a pessoa se ensaboa e o tempo do banho for reduzido, por exemplo, esse consumo pode cair para 45 litros.

Uma dica para poupar ainda mais na hora do banho é contar com chuveiros com vazão controlada ou registros reguladores de vazão, que limitam a liberação de água por minuto.

Ao escovar os dentes: deixar a torneira aberta durante todo o tempo de escovação dos dentes pode ocasionar um gasto exagerado de até 20 litros de água. O ideal é abri-la somente quando for necessário, na hora do enxágue.

Ao lavar louça: na cozinha, o consumo de água é alto. Por isso, é aconselhável sempre limpar a louça suja primeiro, com a esponja e o detergente, para somente depois abrir a torneira.

Ao regar flores e plantas: regar as plantas com mangueira por cerca de 10 minutos, por exemplo, resulta em um gasto de 180 litros, o que seria consideravelmente reduzido com o uso de um regador. Para que a economia seja ainda maior, aconselha-se molhar flores e plantas de manhã ou à noite durante o verão, pois, dessa forma, a perda de água por evaporação é reduzida. Em dias de inverno, as plantas retêm mais umidade.

Web Site: