Diga não à caspa

14/2/2013 – Higienizar o couro cabeludo é a dica básica, mas procure evitar água quente, pois além de acabar com a proteção natural da pele, ela também eleva a oleosidade dos fios

A caspa, que normalmente é causada por uma higiene inadequada, pode provocar a queda de cabelo e até lesões no couro cabeludo. De acordo com a Barbearia Dom Cabral, seborréia é uma afecção dermatológica que interfere no desenvolvimento socio-emocional do indivíduo, além de comprometer a aparência física.

Muitos acreditam que os avanços tecnológicos – que alertaram tantos homens da importância da estética para a saúde mental e corporal – têm um papel considerável na prevenção da dermatite seborreica (como é conhecida no meio científico), permitindo que existam produtos específicos para esse fim. “Um shampoo anticaspa precisa reduzir a quantidade de fungos presentes no couro cabeludo, desacelerar a produção de células da pele, além de impedir a quebra da queratina – proteína que garante a resistência e elasticidade dos fios”, declara o diretor executivo da Barbearia Dom Cabral, Caio Cabral.

O tempo quente também é responsável pelo aumento dos flocos brancos sobre os fios. Isso porque as glândulas sebáceas intensificam a produção de sebo durante o calor, segundo estudos da P&G. Além disso, o empresário no ramo de barbearias lembra sobre a importância do acesso à informação. “Se o homem estiver bem informado sobre as possíveis causas da caspa, ele terá mais chances de combater esse mal”, acredita. Ele ainda alerta que lavar a cabeça todos os dias não provoca o distúrbio. “Na verdade, ajuda na remoção dos fungos e da oleosidade, mas a umidade dos banhos muitos quentes pode ser uma das causas”, acrescenta Caio.

A fim de evitar a seborréia, os homens devem preferir os shampoos anticaspa. A predisposição genética e as características do cabelo, somadas a mudanças bruscas de temperatura e ao estresse, podem ser fatores inevitáveis. “Higienizar o couro cabeludo é a dica básica, mas procure evitar água quente, pois além de acabar com a proteção natural da pele, ela também eleva a oleosidade dos fios”, alerta.

Shampoos anticaspa – É de estranhar que existam tantos shampoos nas prateleiras indicados para o combate à caspa. Para quem quer manter a cabeleira limpa e saudável, a alternativa é apostar em tratamentos profissionais. A Barbearia Dom Cabral trabalha com as marcas Redken, Alfaparf e Keune. “O cliente tem à sua disposição os shampoos destas três marcas – reconhecidas mundialmente pela qualidade – para que o homem não tenha que se sentir constrangido com a caspa’’, conta o jovem empresário.

DICAS:

Como combater a caspa
– Procure lavar o cabelo com água entre morna e fria, com temperatura por volta de 22ºC. Se você tem caspa frequentemente, evite banhos com água muito quente, pois ela estimula a produção de gordura natural da pele;
– Alimente-se de forma saudável, evite alimentos gordurosos, beba água e tente evitar o estresse;
– Evite receitas caseiras à base de limão e frutas cítricas, pois ao invés de ajudar, podem irritar o couro cabeludo e causar uma série de alergias;
– Evite o uso de bonés e chapéus, pois o suor e o abafamento do seu couro cabeludo podem causar mais caspa ainda.