Dubai quer ser a cidade mais moderna e sustentável do mundo

São Paulo, SP 4/11/2019 –

Dubai recebe, todo ano, representantes dos países do globo em um evento chamado World Green Economy Summit. Em português, é a Cúpula Mundial de Economia Verde.

No evento, representantes da cidade de Dubai e dos Emirados Árabes Unidos compartilham informações sobre as políticas, tecnologias, iniciativas e economias que guardam relação com a sustentabilidade. São, também, convidados representantes de outros países, personalidades e empresas que queiram compartilhar seus avanços.

A cidade já é mundialmente conhecida por seus arranha-céus e pela grandiosidade dos projetos que lá são criados. Mas, o que poucos sabem é que tais iniciativas estão cada vez mais vinculadas ao objetivo de ser o local mais moderno e sustentável do mundo.

Yuri Rugai Marinho, CEO da ECCON Soluções Ambientais , esteve na cúpula e listou curiosidades sobre Dubai que impressionam qualquer pessoa.

O maior bairro sustentável do mundo

No Brasil, há certa familiaridade com prédios sustentáveis ou pequenos condomínios que adotam posturas que trazem ganhos ambientais. Mas, Dubai foi mais longe.

Foi criada a Sustainable City , um bairro protegido do deserto por uma cortina de vegetação, onde moram 2.700 pessoas. O bairro possui estufas onde são produzidos alimentos no formato de agricultura urbana.

Este local não consome energia do sistema de distribuição nacional do país. Ao contrário, os milhares de painéis instalados nos tetos das casas e edifícios administrativos geram energia e lançam na rede para consumo em outros locais.

Frota de carros elétricos

Para quem utiliza táxi ou observa os carros das autoridades públicas, é comum notar que se tratam de veículos híbridos – com 2 motores, sendo um a combustão e outro elétrico com bateria – ou 100% elétricos. Há muitos táxis híbridos da marca Toyota.

Na feira que ocorreu concomitantemente ao World Green Economy Summit, chamada Wetex 2019 Dubai Solar Show , diversas empresas e montadoras expunham seus carros elétricos, alguns deles com condução remota. BMW, Nissan e Peugeot se destacaram neste campo nos últimos anos.

Dubai firmou parcerias com empresas para disponibilizar pontos de recarga gratuita dos veículos em todo o município.

Maior usina solar do mundo

Com 3,2 milhões de painéis e capacidade superior a 1,18 GW de energia, o parque Noor Abu Dhabi, a 120 quilômetros de Dubai, é a maior usina solar do mundo. Pode abastecer, aproximadamente, 90.000 pessoas.

E o plano dos Emirados Árabes Unidos é de expandi-la gradualmente.