E-mineração: evento virtual vai promover negócios entre mineradoras e fornecedores de produtos e serviços em todos os setores

8/7/2020 –

Pequenas e médias empresas de diversos setores poderão negociar propostas comerciais diretamente junto a grandes mineradoras agora em julho. O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e suas associadas – companhias responsáveis por mais de 85% da produção mineral brasileira – vão realizar o que promete ser um dos maiores fóruns de negócios virtuais do setor mineral. Trata-se do e-mineração: Evento Virtual de Negócios – www.portaldamineracao.com.br/e-mineracao – agendado para os dias 15 e 16 de julho.

O e-mineração terá rodadas de negócios, palestras técnicas, lives com temas de grande relevância para o setor, pitch de negócios para startups e um portal de negócios com informações sobre empresas e seus produtos e serviços, entre outras atividades, todas pela internet. Até 6 de julho, 18 mineradoras confirmaram participação: AngloGold Ashanti (patrocinadora Ouro); Anglo American, ArcelorMittal, CBMM, CDM, CMOC, Fides Mining, Gerdau, Green Metals, Grupo J. Mendes Mineração (Ferro+), Jaguar Mining, Kinross (patrocinadora Ouro), Mineração Taboca, Mosaic Fertilizantes, Samarco, Sul Americana de Metais, Tupã de Ferro Mineradora e Votorantim Cimentos.

As inscrições de empresas para a etapa de seleção às rodadas de negócios terminam em 10 de julho. A decisão final sobre as empresas selecionadas caberá exclusivamente aos representantes das áreas de suprimentos das mineradoras participantes.

As empresas interessadas em participar das rodadas de negócio e dos pitchs farão um pré-cadastro no site www.portaldamineracao.com.br/e-mineracao e as selecionadas pelas mineradoras terão garantida sua participação mediante doação de valores correspondentes ao custo de máscaras de proteção (descartáveis ou reutilizáveis) e/ou de cestas básicas – a quantidade será definida voluntariamente pelo empresário. Esses produtos serão comprados e doados pelo IBRAM às comunidades de municípios mineradores.

Empresários e outros interessados em apresentar palestras técnicas deverão reservar comercialmente os espaços na agenda do e-mineração. Para isso, basta consultar o valor de investimento e as condições junto a promotora do evento – contatos ao final deste texto.

Para assistir as lives (veja a programação no site) basta fazer inscrição gratuita. O mesmo vale para as palestras técnicas e as apresentações das startups.

Apoio Institucional

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) ,a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), ligada ao Governo da Bahia, a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), o Sindicato Nacional da Indústria de Máquinas (SINDIMAQ) e a Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais (ACMinas) , o Sindicato das Indústrias Extrativas de Minerais Metálicos, Metais Nobres e Preciosos e Magnesita no Estado da Bahia (Sindimiba), o Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra), o Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) são apoiadores institucionais do e-mineração.

Veículos da mídia especializada figuram como apoiadores editoriais: Brasil Mineral, Brasil Mining Site, Minérios & Minerales, Notícias de Mineração Brasil, Revista Mercado Comum, Eae Máquinas e Portal Conexão Mineral. Outras marcas já estão em negociação para participar como patrocinadores e apoiadores, informa o IBRAM.

Oportunidade de muitos negócios para pequenas e médias empresas

“As mineradoras têm milhares de fornecedores cadastrados. O e-mineração será a oportunidade de mais pequenos e médios empresários se apresentarem e também exibirem seus produtos e serviços às indústrias de mineração. Consideramos que, neste momento de pandemia, o e-mineração vai gerar expectativas muito positivas para a geração de novos negócios e de empregos”, diz Flávio Penido, diretor-presidente do IBRAM.

O presidente do Conselho Diretor do IBRAM, Wilson Brumer, diz que esta será mais uma ação articulada pelo setor mineral em prol da sociedade neste período de pandemia. “A mineração é uma atividade considerada essencial e as empresas do setor querem ampliar suas compras junto às empresas brasileiras, em especial, as pequenas e médias. Este evento virtual é uma das medidas para priorizar o consumo interno, como forma de incentivar a reação da economia do país e valorizar o produto nacional. Esperamos com esta iniciativa colaborarmos para movimentar a economia e levar mais uma mensagem de esperança de que vamos, juntos, superar este momento”.

Mais ações da indústria da mineração para enfrentar a pandemia

Na fase inicial da pandemia, mineradoras utilizaram seus contatos e estrutura, inclusive no exterior, para comprar de outros países equipamentos que se mostraram essenciais nas ações de prevenção e combate ao coronavírus, bem como para proteger profissionais de saúde e tratar os doentes, como respiradores, máscaras de proteção, entre outros.

Para viabilizar o e-mineração as mineradoras mais uma vez vão se valer de sua estrutura e abrir acesso às suas áreas de compras de produtos e serviços para novos fornecedores, pequenas e médias empresas, preferencialmente.

O setor mineral também articula uma ação em parceria com municípios mineradores para levar orientações à população sobre como planejar e praticar novos hábitos para a retomada das atividades produtivas, que acontecem paulatinamente.

O IBRAM atualizou o valor das doações que a indústria da mineração encaminhou às comunidades para apoiar ações de prevenção e combate ao covid-19, de modo a reduzir os riscos de contágio da população pelo novo coronavírus, bem como para proporcionar melhores condições a o tratamento dos acometidos pelo vírus: cerca de R$ 900 milhões, afora outras iniciativas não monetizadas, como o trabalho voluntário dos empregados de várias mineradoras.

Serviço
e-mineração: Evento Virtual de Negócios
Site: www.portaldamineracao.com.br/e-mineracao
Datas: 15 e 16 de julho
Organização e Promoção: Panda Inteligência em Eventos
Realização: IBRAM

Web Site: