É possível vender, comprar ou transferir cotas contempladas com segurança

Atibaia,SP 5/9/2019 –

O consorciado, cuja cota tenha sido contemplada, pode transferir o seu contrato para outro consumidor, a qualquer momento, com autorização da administradora

De janeiro a julho, consórcios registram avanço de quase 15% nas vendas de novas cotas e mais de 26% nos contratos comercializados provocando ampliação do total de participantes ativos

O objetivo do participante do Sistema de Consórcios é a aquisição do bem ou da contratação do serviço desejado. O planejamento a médio e longo prazos, feito conscientemente pelo consorciado de acordo com a essência da educação financeira, inclui desde a certeza do adimplemento dos compromissos mensais ajustados ao orçamento pessoal, familiar ou empresarial até a transformação dessa aplicação em patrimônio. Prazos mais longos, poder de compra à vista, custos adequados são algumas das características e vantagens da modalidade que o consumidor usufrui como participante do grupo.

Cientes que veículos, imóveis ou equipamentos são resultados de tais investimentos, vale pontuar que, cada bem, dentro da finalidade estabelecida pelo consorciado após contemplação, pode ser instrumento gerador de renda ou, caso haja interesse, o crédito poderá ser negociado ou transferido para terceiros.

“Muito tem sido falado sobre compra e venda de cotas contempladas”, explica Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios. “Contudo, por se tratar de um direito e de um patrimônio conquistado, o participante de um grupo, cuja cota tenha sido contemplada por sorteio ou lance em assembleia geral ordinária, pode transferir o seu contrato, a qualquer momento, para outro consumidor interessado na compra, desde que autorizado pela administradora. O importante é seguir as recomendações para concretização de um negócio seguro”.

Inicialmente, é necessário verificar se o contrato que está sendo transferido é administrado por uma empresa de consórcio devidamente autorizada a operar pelo Banco Central do Brasil, consultando o site daquele órgão: www.bcb.gov.br.

Na sequência, o interessado deverá examinar documentos que comprovem a contemplação da cota como a ata da assembleia geral ordinária que registra sua regularidade. Também é importante averiguar os pagamentos de prestações anteriores, antes e depois da contemplação por meio do extrato da cota, inclusive a cópia do contrato assinado à época da adesão pelo consorciado vendedor, junto com eventuais alterações ocorridas no período fornecidas pela administradora, a fim de ratificar as condições vigentes.

Por fim, estando tudo em ordem, resta confirmar o valor do crédito na data da assembleia, bem como dos rendimentos financeiros obtidos até a data do negócio.

A transferência de uma cota, esteja ela contemplada ou não, só acontece após a autorização da administradora e assinatura do termo de cessão do contrato, já que a empresa de consórcio, como gestora dos interesses do grupo, deverá verificar a capacidade financeira do futuro consorciado.

“Portanto”, completa Rossi, “comprar, vender ou transferir uma cota contemplada é seguro quando observados os princípios corretos de negociação, a exemplo de quaisquer patrimônios, sem se deixar levar por promessas verbais não constantes do contrato, sempre com aprovação da administradora”.

NO SÉTIMO MÊS DESTE ANO, OS CONSÓRCIOS APONTAM CRESCIMENTO DE MAIS DE 26% NOS NEGÓCIOS CONTRATADOS E QUASE 15% NAS VENDAS DE NOVAS COTAS

Ao completar sete meses do ano, o Sistema de Consórcios fechou o volume de negócios realizados em R$ 72,32 bilhões, 26,70% acima dos R$ 57,08 bilhões do mesmo período do ano passado. Tratam-se de volumes relativos à comercialização de 1,64 milhão de novas cotas (jan-jul/2019), 14,69% superiores às 1,43 milhão anteriores (jan-jul/2018). O tíquete médio de julho último foi de R$ 46,06 mil,12,20% mais que os R$ 41,05 mil daquele mês, no ano passado.

O acumulado de contemplações, momento dos consorciados realizarem seus objetivos, totalizou 704,33 mil (jan-jul/2019), 1,48% maior que as 694,07 mil (jan-jul/2018). Os correspondentes créditos concedidos no período de janeiro a julho deste ano aumentaram 3,11% sobre o mesmo período de 2018, subindo de R$ 23,45 bilhões para R$ 24,18 bilhões.

ADESÕES, NOVO RECORDE NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS

Nos sete primeiros meses dos últimos cinco anos, os dados acumulados anotaram avanços significativos nas vendas de novas cotas, apontando 1,64 milhão, mais um recorde para este ano.
De 2016 para 2019, observou-se um crescimento de 36,67%. Se considerado desde 2015, o aumento foi de 20,59%.

TOTAL DE PARTICIPANTES ATIVOS CHEGA A 7,32 MILHÕES

No mês de julho, o Sistema de Consórcios alcançou 7,32 milhões de participantes ativos, 4,13% acima dos 7,03 milhões atingidos naquele mesmo mês de 2018.

O maior número de consorciados ativos esteve em Veículos Leves com 50,96%. Na sequência vieram: Motocicletas e Motonetas, com 29,51%, Imóveis, com 12,99%, Veículos Pesados, com 4,40%, Serviços, com 1,33%, e Eletroeletrônicos e Outros Bens Móveis duráveis, com 0,81%.

RESUMO GERAL E SETORIAL DAS VENDAS DE NOVAS COTAS
JANEIRO-JULHO DE 2019 X 2018

No Sistema de Consórcios, os indicadores setoriais e geral, referentes aos sete primeiros meses registraram aumento nos acumulados de adesões de bens imóveis ou móveis duráveis e de serviços.

Os desempenhos, setor a setor, contabilizaram 719,67 mil novas cotas comercializadas em grupos de veículos leves, 627,06 mil de motocicletas, 174,07 mil de imóveis, 49,78 mil de veículos pesados, 41,12 mil de serviços e 28,65 mil de eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis, totalizando 1,64 milhão de adesões.

Estes totais resultaram crescimentos nos seis setores: eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis (96,20%), serviços (63,50%), veículos pesados (36,01%), imóveis (20,26%), motocicletas (11,63%) e veículos leves (11,23%). Com os aumentos em veículos leves, veículos pesados e motocicletas, o segmento de automotores anotou alta de 12,00%.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA
GUIA CONSÓRCIOS DE A A Z
A ABAC está lançando o Guia Consórcios de A a Z. Todas as informações sobre o Sistema de Consórcios, desde a adesão até o encerramento do grupo. Acesse: https://materiais.abac.org.br/guia-consorcio-de-a-a-z
PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO ABAC – PCA 10
A Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios disponibiliza o Programa de Certificação ABAC,
destinado aos profissionais de vendas e representantes de administradoras de consórcios, sejam associadas ou não à entidade de classe. Trata-se da primeira certificação exclusiva do Sistema de Consórcios, o PCA10.