Em movimentação de cargas, Porto de Itajaí registra crescimento de 12%

São Paulo – SP 31/10/2019 –

A movimentação do Porto de Itajaí, referente ao mês de agosto de 2019, chamou a atenção pelos resultados obtidos, o que se viu em três das estatísticas mais importantes em relação ao assunto: número de embarcações atracadas, movimentação de tonelagem e TEUs (unidade de medida que corresponde a um contêiner de 20 pés).

Isso trouxe um resultado sólido e expressivo, já que o aumento se deu sob diferentes óticas. Na movimentação de cargas, por exemplo, foram 487.621 mil toneladas, 12% a mais do que foi visto no mês de agosto de 2018, em que o número tinha ficado em torno de 435.375 mil toneladas.

Outros comparativos também cresceram, como no caso dos TEUs, que passou de 39.640 para 42.865, um aumento de 8%, também na comparação entre agosto de 2018 com 2019.

O número de embarcações atracadas na margem direita do porto, correspondente ao cais público e, também, ao terminal arrendado, foi de 38 para 43, crescimento significativo de 13%.

Por que esses números são tão importantes?

De acordo com o superintendente do Porto de Itajaí, agosto é um mês significativamente importante pelo fato de mostrar que a margem direita do cais público (berços 03 e 04), bem como o terminal arrendado (APMT – berços 01 e 02), continuam apresentando um bom crescimento.

Ainda de acordo com ele, o aumento de mais de 51 mil toneladas em relação ao mesmo mês do ano anterior foi um bom diferencial, assim como nos 3 mil contêineres que foram movimentados a mais em relação ao mesmo período.

Por fim, o superintendente afirmou que o mercado brasileiro espera que o Porto de Itajaí se recupere totalmente, além do fato de que sua logística terá um avanço operacional bem importante no que tange à primeira etapa das obras da bacia, de evolução, o que permitirá o atracamento de novos navios ao local.

Quando se considera todo o Complexo Portuário de Itajaí, os resultados mantiveram uma estabilidade importante, com 92 navios tendo atracado ali no mês de agosto, além de 101.251 contêineres em TEUs e de 1.147.658 toneladas movimentadas.

O técnico em nível superior da superintendência do Porto de Itajaí, por sua vez, afirmou que se pode analisar que o cais público do Porto mantém o nível de movimentação de 2018 e que o crescimento está relacionado às condições operacionais, que foram recuperadas e permitiram que novos navios atracassem.

Entre tantos cuidados que os portos demandam, a segurança e estabilidade na movimentação de cargas é uma das principais, já que qualquer acidente é capaz de trazer sérios prejuízos funcionais e, especialmente, de saúde e segurança, seja dos trabalhadores ou de quem estiver no local.

Para tal, é fundamental contar com um excelente gancho para amarração de carga, como os oferecidos pela Polifitema, empresa especializada no ramo e que oferece o que há de melhor para as necessidades de amarração, elevação e movimentação de cargas, com um custo-benefício excelente a todos os seus clientes.

Website: http://www.polifitema.com.br/

Web Site: