Erros de construção, transtorno para quem compra imóvel na planta

10/4/2013 –

Muitas pessoas compram imóveis ainda na planta, passam meses esperando a construção e quando chega o momento mais esperado, encontram paredes tortas, telhado desalinhado, vigas no meio da casa, entre outros problemas que acontecem quando uma obra é mal executada. Também existem os vícios ocultos, como por exemplo, infiltrações e problemas elétricos.

Ao se deparar com essa situação, no casos de erros de construção, o consumidor pode pedir o conserto, ressarcimento, troca por outro imóvel, desconto no valor total do imóvel ou até mesmo o cancelamento do contrato de compra. Se o problema é oculto, o comprador tem até 5 anos para reclamar, após a constatação da situação.

Sugere-se que nos casos de imóveis comprados na planta, se o morador verifica problemas logo na entrada, não deve receber as chaves. Se a construtora não arrumar, o cliente deve entrar na justiça pedindo o conserto ou o ressarcimento do valor.

João Almeida da Silva comprou um imóvel em Curitiba no final de 2011, se mudou e foi viajar no Natal. Quando voltou, logo após o Ano Novo, tinha dois palmos de água na casa por causa da chuva. Ele perdeu eletrônicos, roupas entre outros objetos menores. Peritos estiveram no local e o laudo apontou que a casa foi construída há 15 centímetros abaixo do nível da rua. Também constatou-se falhas na fundação, que podem ocasionar até o desabamento do imóvel. João tenta provar nos tribunais o erro de construção para receber as devidas indenizações.